Defensoria inaugura novo e amplo prédio e nomeia mais seis

Nesta segunda-feira, 6, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vai inaugurar um novo prédio com ampla estrutura para o atendimento da população que precisa de assistência jurídica na área de Família, em Manaus. Na solenidade, será assinada a nomeação de seis novos defensores aprovados no último concurso público realizado pela instituição, para atender as demandas dos polos da Defensoria Pública no interior do Estado.

O novo imóvel está localizado na avenida André Araújo, bairro Aleixo, próximo ao Fórum Henoch Reis, onde funcionava a antiga loja de móveis planejados Bom Tempo. A solenidade de inauguração será realizada às 10h.

O prédio abrigará 14 defensorias de Família e terá horário de expediente de 8h às 14h, seguindo a rotina de atendimento da Defensoria em todo o Estado. Uma importante mudança é que, com a inauguração, a 1ª, 4ª, 6ª e 7ª Varas Forenses de Família, que atualmente funcionam nas dependências do Fórum Henoch Reis, passam a funcionar no novo prédio.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, a ideia é proporcionar excelência no atendimento e nos serviços da instituição prestados à população, além de gerar maior conforto para o assistido, defensores e servidores. Ele aponta como um dos destaques do espaço uma sala de espera para atender com mais qualidade a população.

“A inauguração do novo prédio tem o objetivo de melhorar a estrutura para servir o assistido e dar condições de trabalho adequadas ao defensor público e servidores. O prédio que vamos inaugurar abrigará as defensorias que ficam dentro do Fórum Henoch Reis. Como a estrutura lá não é muito grande, na maioria das vezes os assistidos ficavam aguardando atendimento em pé, nos corredores e escadas, sendo que o fórum não tem ar-condicionado em áreas comuns. Pensando nessa situação, a Defensoria resolveu buscar esse novo espaço para melhorar a qualidade do atendimento e do serviço, possibilitando maior conforto ao assistido e ao defensor público”, explicou o defensor público geral.

Estratégia – O imóvel recebeu instalações modernas, possui vagas para estacionamento e acessibilidade, a fim de auxiliar da melhor forma quem procura assistência jurídica da DPE-AM. Rafael Barbosa ressalta que, apesar do novo espaço, uma sala no Fórum Henoch Reis será mantida para serviços específicos da Defensoria na área criminal.

“Todo o atendimento do assistido será feito no novo prédio, mas manteremos a sala no fórum para apoio, audiências específicas, reuniões de defensores e peticionamentos imediatos na área criminal porque o Henoch Reis é, agora, praticamente um fórum criminal. Porém a sala não mais será para atendimento rotineiro, como era antes”, disse.

Conforme o defensor geral, a transferência não resultará em prejuízo ou dificuldades para a população, uma vez que o imóvel fica próximo ao fórum e contará com estrutura planejada para oferecer atendimento diferenciado.

“A localização que definimos foi pensada contemplando todos os envolvidos. Como são muitas audiências ao longo do dia, não tínhamos como vislumbrar um imóvel em outra localização que não fosse nas imediações do fórum, uma vez que se fosse assim, o defensor que se desloca com facilidade dentro fórum perderia muito tempo no trânsito. Para o assistido será melhor pela estrutura que ele terá à disposição no momento de resolver seu problema”, ponderou.

Agendamento

A exemplo dos demais núcleos espalhados pela cidade, a população poderá agendar os serviços para a nova unidade por meio do agendamento online no site da Defensoria (http://agendadpeam.com/home) ou pelo telefone no Disk 129. No serviço telefônico a população também tem acesso ao esclarecimento de dúvidas, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações e encaminhamentos. O serviço está disponível das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta