Os sete primeiros secretários anunciados pelo prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante) mesclam experiência e novidade. Ele anunciou hoje os nomes que ocuparão as Secretarias de Infraestrutura, Finanças, Comunicação, Limpeza Pública, Trabalho, Abastecimento e Casa Civil. Permanecem em aberto os nomes que ocuparão pastas importantes, como Educação e Saúde.
O vice-prefeito reeleito Marcos Rotta (DEM) vai para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), como já tinha sido anunciado por David. Ele também confirmou a indicação do auditor fiscal Luiz Gonzaga Ló para a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef).
Entre os novos indicados hoje, há nomes bastante conhecidos e outros novatos. Fiel escudeiro do prefeito eleito, o procurador do Estado Tadeu de Souza será o chefe da Casa Civil. Ele já tinha sido procurador geral na época em que David exerceu interinamente o cargo de governador.
O ex-deputado Sabá Reis, também muito ligado ao prefeito eleito, vai para a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). Ele é pai do vereador reeleito David Reis (Avante), cotado como favorito para disputar e assumir, com apoio de David Almeida, a presidência da Câmara Municipal de Manaus.
O primeiro secretario do Diretório Estadual do Avante, Renato Frota Magalhães, vai assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), que cuida das feiras e mercados da cidade. Ele é ex- permissionário da feira Manaus Moderna
Outro membro da equipe de campanha que ascende ao primeiro escalão é Radyr Gomes de Oliveira Junior, que será secretário de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Ele foi secretário adjunto da Casa Civil e ex-secretário de projetos especiais do Estado, na gestão do ex-governador José Melo (PROS).
Para a Secretaria Municipal de Comunicação Social e Ouvidoria o nome indicado é o do jornalista Emerson Quaresma, assessor de imprensa de David Almeida há quatro anos.