“Criminalidade avança a galope”, diz Amazonino em reunião com Temer

O governador Amazonino Mendes participou, nesta quinta-feira (1º/3), do encontro de governadores com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Na ocasião, o presidente anunciou um plano de financiamento no valor de R$ 42 bilhões para os estados brasileiros investirem no reaparelhamento da segurança pública. 

Durante a reunião, Amazonino destacou o grave problema que os estados e o país enfrentam na área de segurança pública e adiantou que vai buscar financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o setor. “O estado está consciente que deve imediatamente aparelhar melhor as polícias. O estado deverá acessar esses recursos para fazer o seu combate, o seu planejamento de combate à criminalidade que está avançando a galope”, disse o governador. 

Amazonino relembrou os resultados que obteve nos últimos três mandatos como governador, em que o Amazonas chegou a figurar entre os estados com menor índice de crimes, situação que atualmente já não é a mesma.  

“Eu posso falar, quando fui governador lá atrás, o estado era o primeiro do ranking do Brasil de baixo índice. Era o último na produção do crime. Hoje, é um dos maiores e com uma superpopulação carcerária. É o campeão da população carcerária. Nós temos hoje quase 500% a mais. Esse problema é seríssimo. Angustiante”, afirmou, ao ressaltar que desde que assumiu o governo, em outubro de 2017, vem trabalhando para organizar o setor, com medidas de gestão e planejamento. 

Segundo o presidente Temer, o plano de ajuda financeira elaborado pelo Governo Federal é resultado das dificuldades apresentadas pelos governadores nos últimos meses no setor de segurança. “Não são poucos os casos de governadores que vêm a mim e aos ministros e dizem: ‘olha temos que reaparelhar a segurança pública’. Temos um plano já delineado, na noite de ontem, de maneira que possamos ajudar a financiar os estados para o reequipamento das polícias locais, estaduais. Não poderíamos nos furtar a isso, tendo em vista essa angustiante preocupação que existe em todos os estados brasileiros”, declarou o presidente na abertura da reunião. 

Estiveram presentes também na reunião o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia; e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Foto: Beto Barata

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta