Cresceu bastante volume de prisões e recapturas em outubro

Balanço divulgado pela Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), nesta quarta-feira (07/11), aponta aumento na produtividade do mês de outubro quando 49 pessoas foram presas e 31 foragidos da Justiça foram recapturados durante operações. As prisões cresceram 444% e as recapturas 933% na comparação com o mês de setembro. 

O bom desempenho é reflexo da nova dinâmica determinada pelo secretário de segurança, cronel Amadeu Soares, que assumiu a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), na qual a Seaop está vinculada. No período, houve fortalecimento das ações policiais e operações para recaptura de detentos que violaram a tornozeleira eletrônica, ações pioneiras no sistema de segurança local. 

Parceria – Segundo o secretário executivo adjunto de Operações, delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres, a produtividade também é reflexo do trabalho realizado em parceria. “Nós conseguimos agora em outubro reorganizar as equipes e montar uma equipe de policiais civis e militares de maneira integrada, cada um fazendo sua função constitucional. A Polícia Civil com o trabalho de levantamento de informações, trabalho de investigação, e a Polícia Militar com o trabalho operacional”, destacou Torres. 

Vinculada à SSP-AM, a Secretaria de Operações tem duas missões: desenvolver programas de prevenção e combate à violência e às drogas e as ações operacionais práticas e repressiva, trabalho que fica a cargo do Grupo de Resposta Tática (GRT). 

Operação ‘Rastreamento’ – A Seaop registrou 31 recapturas de foragidos no mês de outubro, um aumento de 933% em relação a setembro, quando três pessoas foram recapturadas. O crescimento é reflexo das três fases da operação “Rastreamento”, que cumpriu 31 mandados de prisão em todas as zonas da capital e mandou de volta para o regime fechado detentos que violaram tornozeleiras eletrônicas e, por isso, eram considerados foragidos. 

Denúncias – Além de investigações, a Seaop também trabalha apurando denúncias enviadas pela população, com sigilo garantido. Os canais para enviar informações são o Disque-Denúncia 181, da SSP-AM, e o linha direta da Seaop no aplicativo WhatsApp pelo telefone (92) 99345-2848.

FOTO: ERLON RODRIGUES

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta