Conselho de Educação Física quer a reabertura gradual das academias em Manaus

O Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) encaminhou ao Governo do Amazonas um requerimento em defesa aos Profissionais de Educação Física, solicitando a inclusão de academias e similares no primeiro ciclo do plano de reabertura do comércio.

No documento, o Conselho destaca o papel do Profissional de Educação Física como profissional de saúde e da aptidão da categoria para trabalhar de forma segura, atendendo a todos os protocolos de sanitização. Outro ponto abordado é prática da atividade física como forma de manter a sociedade ativa, garantindo saúde física e mental indispensáveis nesse contexto de pandemia global.

Ainda no requerimento, o CREF ressalta que o Amazonas possui 420 empresas prestadoras de atividades físicas e 6.336 Profissionais de Educação Física registrados no Sistema, que geram empregos e renda, mas que no momento estão sem qualquer tipo de subsídio que atenda o segmento de forma significativa, trazendo grande prejuízo econômico e abalo ao setor.

Além da solicitação, o CREF8 elaborou uma cartilha e encaminhou para avaliação do Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus (DVisa) com procedimentos que os estabelecimentos deverão seguir para a reabertura das academias, como o planejamento da entrada e permanência de alunos nos locais, orientações de distanciamento na área de exercícios aeróbicos, entre outras medidas de higiene e sanitização.

“Para auxiliar nesse processo, a proposta do Conselho é da reabertura gradual das academias e demais estabelecimentos que oferecem atividades físicas e realização de treinamentos personalizados, devendo para tanto, atenderem a todos os procedimentos de biossegurança e higiene”, ressalta o presidente do CREF8, Jean Carlo Azevedo da Silva.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta