Congresso vai ensinar quem quer começar ou incrementar um negócio

Um dos principais pontos que fazem com que empresas fechem as portas logo no primeiro ano de existência é o desconhecimento de mercado. Para capacitar microempresários e empresários da região Norte a se prepararem diante de crises e para os que ainda pensam em entrar no mundo dos negócios, o Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM) realiza entre os dias 15 e 30 de abril o 1° Congresso Amazônia de Empreendedorismo (Conapren) 2018.

O especialista em economia e presidente do Sindicato dos Economistas do Amazonas (Sindecon-AM), Marcus Evangelista, acredita que a preparação do empresário para gerir seu empreendimento e um plano de negócios bem definidos são passos essenciais para o sucesso de uma empresa. Ele afirma que quanto mais conhecimento, maiores são as chances de os negócios irem bem.

“É imprescindível conhecer o mercado onde a empresa quer atuar, conversar com outros empresários, trocar experiências, buscar capacitação, enfim, buscar o maior número de informações possíveis. Para quem participar do congresso realizado pelo sindicato, terá a oportunidade de obter todo este networking”, destaca Evangelista.

O economista cita exemplos de conhecimento de mercado e segmentos e afirma que conhecer a concorrência é outra questão importante que deve ser avaliada. “Se você pretende fazer com que o seu negócio dê certo. Avalie quais são as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços que você pretende oferecer e busque se diferenciar. Se eu pretendo abrir um restaurante no bairro do parque 10, por exemplo, onde já existem tantos outros, preciso fazer uma avaliação e me perguntar o que posso oferecer de diferente ao meu cliente?” questiona.

Cultura

Ainda segundo Marcus, a melhor maneira é sempre buscar conhecimento para saber com o que ou com quem você está lidando, ele garante que, assim, riscos podem ser minimizados ou até mesmo evitados. Por último, Marcus Evangelista cita que há uma característica na cultura brasileira que tem impacto direto na continuação das empresas principalmente em seus primeiros anos: a falta da cultura do planejamento.

“Se tem um instrumento que ajuda muito no planejamento do novo empreendimento é o Plano de Negócios, o qual deve ter todas as informações dos mercados consumidor, fornecedor e concorrente, além de tudo que a empresa precisa fazer para atingir seu objetivo e todas as despesas que irá ter. Afinal de contas, uma casa, para ter segurança, deve ser construída em terreno sólido, pois caso seja construída em terreno movediço, ela poderá desabar”

Conapren 2018

Estão programadas mais de 60 palestras com renomados especialistas regionais, nacionais e internacionais, que irão contribuir com a atividade empreendedora e compartilhar suas experiências nos mais diversos segmentos, promovendo a cultura de empreender e favorecendo a economia e o desenvolvimento do Estado.

Para Marcus Evangelista, a expectativa é que o Conapren se torne o maior congresso de empreendedorismo da Amazônia. Nesta primeira edição, estão sendo esperadas mais de 100 mil inscrições, 70% são oriundas dos Estados brasileiros que compõem a região Norte, 15% de outros Estados brasileiros e 10% são de países vizinhos como a Colômbia, Equador, Bolívia e Peru e outros.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta