Como se não bastassem tantas fraudes, INSS-AM promete conceder mais seguros-defeso

O Instituto Nacional do Seguro Social está garantindo aos pescadores do Amazonas agilidade no processamento dos requerimentos do Seguro-defeso. Foi o que afirmou o  o gerente executivo do INSS, Clizares Santana, em reunião na manhã da sexta-feira (21) com entidades da pesca e o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, Dermilson Chagas (PEN).

Dermilson e o deputado Silas Câmara, responsável pela indicação de Clizares para o cargo, foram eleitos em 2014 com votação surpreendente, graças ao controle do seguro-defeso. O mesmo ocorreu com vários parlamentares Brasil a fora, o que levou o governo federal a iniciar uma investigação sobre fraudes na emissão deste benefício, que já redundaram até na cassação de parlamentares.

De acordo com Clizares, 100 servidores do órgão processarão os requerimentos dos pescadores. “As associações, colônias e sindicatos precisam documento o mais rápido possível porque entregando rápido, vamos fazer o processamento de forma célere. A equipe terá condições de processar 5 mil requerimentos por dia. Se os documentos chegarem até o dia 15 de novembro, iremos processar todos os requerimentos em 30 dias”, garantiu.

De acordo com Dermilson Chagas, o Amazonas tem 94,5 mil pescadores e o benefício injetará R$ 330.880,00 milhões na economia do Estado, além de garantir a preservação dos estoques pesqueiros, já que pescadores ficam proibidos de exercer a atividade durante a reprodução das espécies no período entre 20 de novembro de 2016 e 15 de março de 2017“.

O parlamentar defende que as fraudes, que foram o motivo alegado pelo governo federal para suspender o Seguro-defeso em 2015, devem continuar sendo investigadas e os fraudadores, punidos. “As investigações precisam ser contínuas e os falsos pescadores devem ser excluídos do sistema para que essa minoria não prejudique os verdadeiros pescadores”, explicou.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta