Comboio do Exército que vai recepcionar venezuelanos já está em Manaus

Desembarcou na tarde deste domingo (29) no Porto Demetrius, Educandos, Zona Sul de Manaus, o comboio de viaturas do Exército Brasileiro (EB), que serão utilizados na Força Tarefa Logística Humanitária da “Operação Acolhida” desencadeada em março pelo Ministério da Defesa, que apoia na assistência aos imigrantes venezuelanos em Roraima (RR).

No total são 15 viaturas entre carretas, vans e ambulâncias, além de militares que fazem parte deste apoio. Em Manaus, a 12ª Região Militar com Grande Comando Logístico do Comando Militar da Amazônia (CMA) é responsável por fazer a recepção do comboio que seguirá para Boa Vista(RR) e Pacaraima (RR) na próxima terça-feira (1).

Conforme informações do responsável pela Seção de Logística da 12ª Região Militar, Major Jorge Affonso da Silva, o comboio saiu no dia 11 deste mês do Rio de Janeiro (RJ) e tem previsão para concluir a rota final ainda nesta semana. “Estamos realizando todo o apoio logístico deste comboio que tem destino Boa Vista e Pacaraima. Hoje o recebemos no Porto Demetrius e o conduziremos para o CECMA (Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia) onde devem partir em viagem às 5h30 da próxima terça-feira. Durante este período, estaremos dando o suporte com a acolhida desses militares, alimentação, alojamento, manutenção das viaturas e toda a atenção administrativa e logística que for necessária”, reforçou.

O comboio Militar saiu de Porto Velho durante a última quarta-feira (25) em duas balsas. Ao todo são quatro carretas com cavalo mecânico, quatro viaturas baú, duas viaturas de escolta e uma viatura administrativa. Além da questão logística, material de apoio militar e doações aos imigrantes seguem no comboio.

Operação Acolhida

A “Operação Acolhida” foi uma das operações desencadeada pelo Ministério da Defesa com a finalidade de apoiar à crise humanitária ocorrente no estado de Roraima, devida a imigração de venezuelanos. A operação está sob a coordenação da Força-Tarefa Logística Humanitária e atua de modo interagências, envolvendo órgãos da esfera federal, estadual e municipal.

Nesta etapa, a operação recepciona e apoia os imigrantes, por meio de medidas assistenciais, como distribuição de alimentos, melhorias nas condições dos abrigos como também com o apoio a saúde e alimentação.

O Exército Brasileiro mantém essa e outras Operações Militares simultâneas na Região Amazônica durante 24 horas ininterruptas para manter o apoio populacional e a segurança do país.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta