Colégio Dom Bosco vai representar o Brasil em Jogos Mundiais Salesianos

O Colégio Dom Bosco de Manaus(CDB), com as equipes juvenis de Voleibol feminino, Futsal e Tênis de Mesa, será o representante do Brasil nos JOGOS MUNDIAIS DA JUVENTUDE SALESIANA, entre os dias 28 de abril e 03 de maio,  a serem realizados na cidade de Cracóvia na Polônia. Ao todo treze salesianos (alunos atletas) irão passar pela experiência de competir internacionalmente e fora das Américas. O evento, anual, tem cunho esportivo, pedagógico, cultural e religioso. “É de grande importância que nossa juventude tenha essa oportunidade de conhecer outras culturas ligadas a nossa pelo Cristianismo e pelo salesianismo”, enfatiza o vice diretor da escola, o Padre Slawomir Drapiewski, sacerdote polonês, que passa pela experiência missionária no CDB.

Este ano, a competição vai reunir jovens salesianos da Europa, África, Ásia e América do Sul, todos com o propósito de vivenciar a construção de laços de amizade, integração e a Paz como principal agente social, por meio do esporte. O CDB de Manaus foi convidado a integrar os jogos como representante da Rede Salesiana Brasil de Escolas. “Ficamos honrados em receber esse convite e aceitamos imediatamente, pois os objetivos dos Jogos são os mesmos buscados por nós em nossa escola”, afirma a diretora pedagógica da instituição, professora Sandra Elaine.

Além de competir os alunos terão a oportunidade de conhecer uma nova cultura, os costumes locais, através da convivência com as famílias que os acolherão, visitar lugares históricos como Auschwitz, o museu do Holocausto, as minas ativas de Sal em Wieliczka e outros lugares que pela própria geografia são únicos, como as Montanhas de Zakopane. “Com certeza essa viagem serve de preparação para esses jovens terem uma vida mais produtiva em favor de nossa sociedade. É nisso que investimos tempo e esforço, como Dom Bosco ensinou, na juventude”, reitera o vice diretor.

Entre os alunos selecionados do CDB, na faixa etária de 14 a 17 anos, o bom rendimento escolar foi quesito decisivo.  A adolescente Maria Vitória, do voleibol,  além da boa performance em sala, foi submetida aos testes de habilidades esportivas. “Estou muito feliz e quero aproveitar essa viagem a outro continente, outro país, outra cultura, para crescer como pessoa”, afirma a jovem, que é filha da cirurgiã dentista Rita Nogueira. “Estamos todos muito ansiosos. É um misto de alegria e preocupação, pois é a primeira vez que ela vai viajar sozinha e para tão distante. Nossa confiança é do tamanho da nossa fé”, afirma Rita.

O grupo terá além dos jogos, atividades pedagógicas, visto que todos estão em período escolar. Fora os compromissos oficiais foi elaborado para os participantes um roteiro pedagógico e cultural, com interlocutor, que vai auxiliar na comunicação por causa do idioma. “Para nós Salesianos, as atividades esportivas são tão importantes quanto as oferecidas em sala de aula, uma vez que, por meio do esporte, podemos trabalhar o respeito mútuo, a interação, a responsabilidade e as habilidades de cada aluno. A experiência que será vivenciada por esse grupo vai enriquecer o currículo de cada um e ampliar o olhar sobre o nosso mundo”, finalizou Drapiewski.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta