Cirurgião opera sem auxiliar no João Lúcio e amarra tesoura em atadura na cabeça de criança

cirurgia de risco 2

A imagem é chocante e circula em um grupo de médicos no whatsapp. Nela, aparece um cirurgião operando um bebê que apresentou problemas neurológicos, no hospital João Lúcio. Sem equipe, ele amarra uma tesoura a uma atadura e pendura numa haste do holofote, para esticar a pele do paciente e atuar no foco da lesão. Para alguns, o fato aconteceu por pura ambição do profissional, que estaria tirando múltiplos plantões para ganhar mais. Para outros, um retrato da saúde pública em Manaus: atraso no pagamento do pessoal, que ocasiona as faltas nos plantões.

Seja como for, este cirurgião colocou em risco a vida do bebê. Especialista ouvido pelo blog disse que o procedimento deixou o recém-nascido exposto a uma lesão vascular, contaminação ou algum estiramento.

“Isso não se justifica numa cidade como Manaus, onde os recursos estão à disposição”, disse a fonte, que obviamente não quis se identificar.

Veja a imagem ampliada:

cirurgia de risco

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 42 comentários

  1. Luís Rosell

    Seria bom vocês especificarem que esse profissional era um NEUROcirurgião. Sou cirurgião do PSC zona leste (Joãozinho) pela nossa empresa ICEA. Lhes garanto que nós, Cirurgiões Geral e Pediátricos não fazemos e tampouco compactuamos com essa pratica. Obrigado.

    1. Jessica

      Dr.Luís posso entrar em contato com o senhor???…aguardo resposta

    2. Silvio Fernandes

      O médico salvou uma vida, operou com extrema competência, mas, a mediocridade de alguns que preferem fazer um pré julgamento, ofuscam o trabalho do colega. O colega, Luís Russel, expõe o seu pensamento provinciano em tentar ainda mais denegrir a situação de um colega médico como ele. Expõe a sua Empresa em detrimento de uma situação sensacionalista que ele como cirurgião bla bla bla prefere ser ufanista no complexo de viralatismo que ser respeitoso com o trabalho do seu colega …

  2. Luiza

    Quero apenas informar que o médico em questão salvou a vida dessa criança. Antes de divulgarem e denegrir a imagem de quem nem se conhece ou se convive não publicar para gerar sensacionalismo. Médico excelente, de caráter, humano e com
    Formaçãoexemplar, diferente de muitos outros. É desse site ridículo também.

    1. Hiel levy

      Informamos ao leitor (ou leitora, porque não se identifica corretamente) que a informação veio de um grupo de médicos e todos condenaram a atitude, por uma razão ou outra. O blog apenas reproduziu a informação. Se o considera “ridículo” por causa disso, a opção é não ler.

      1. Maria auxiliadora braga

        O cidadão brasileiro sofre com o cáos da saúde e muitos profissionais da saúde tem q improvisar para atender e salvar vidas outros preferem ficar indiferente e justificar sua atitude colocando a culpa no sistema. Nenhum profissional coloca anos de estudo e dedicação se tem uma infraestrutura p trabalhar, mas aqueles q fazem valer o juramento de salvar vidas fazem o q fez esse médico por tanto reflita e procure conhecer o histórico do fato para n ser injusto. Vc sabe como está essa criança? Parabéns doutor! Há se todos os médicos fossem como você!

      2. Anônimo

        O fato dos médicos condenarem a atitude do cirurgião, não quer dizer que eles estejam certos ou que tenham conduta exemplar. Pois no Joãozinho, alguns médicos atendem como se tivesse nojo dos que ali procuram atendimento, nos tratam como se fôssemos analfabetos ou seres muito inferiores a eles. O importante é saber sim o estado da criança em questã e também divulgar se está bem, se foi um sucesso e ouvir a família também. Essa história de poderia isso ou poderia aquilo é conversa de quem não tem o que fazer. Ouvir os dois ( no caso, os três) lados é a melhor opção.

      3. Anônimo

        Engraçado que teve gente pra tirar foto e falar da atitude dele mas nao teve gente para ajuda-lo a salvar vidas.

      4. Ana Mendonça

        Concordo. Ñ sou profissional de saúde, mas sei que existe um protocolo do ato cirúrgico. Conveniente que seja instaurada uma Sindicância para apurar os fatos a fim de que ñ se faça injustiça com quem quer que seja e que eventuais transgressores sejam responsabilizados.

    2. Marcos Guimarães

      Cara Luiza, penso que a matéria não teve o condão de questionar a “deidade” do médico em questão. O foco é a falta de estrutura e cirurgião auxiliar numa intervenção de altíssima complexidade como a neurocirúrgica. Também não me pareceu correto o improviso que me fez lembrar da garrafa pet utilizada há semanas atrás no interior do Estado.

    3. Anônimo

      Verdade concordo com vc, esse médico está de parabéns ,se a criança viesse a obto ninguém divulgaria nada mas como a criança foi salva aparece muitos para criticar

    4. Ketlen

      Também concordo

  3. Iuri Matias

    Hiel Levy, se o senhor se propõe a noticiar alguma coisa deve estar Alberto as críticas positivas e negativas, bem Como garantir que os fatos noticiados sejam verídicos.
    E me desculpe a expressão, mas a matéria mais parece fofoca do que notícia, pois não cita uma fonte confiável de apuração dos fatos, além de ser expressamente proibida a divulgação de procedimentos médicos, segundo o CFM.

  4. ANDRE LUIZ

    caro jornalista… que sua informação leve ao publico a realidade da saúde brasileira. Graças a deus temos medicos como este neurocirurgiao que SALVOU a vida dessa criança. E sem duvida para os pais foi o que melhor aconteceu. Nao se gera duvidas sobre a capacidade desse profisisonal. Alias acredita que o site poderia inclusive ter a versão do próprio sobre os fatos e não somente pq UM GRUPO DE MEDICOS que nem sequer se intentificou (denegrindo a imagem do profissional). Alem disso poderia ser colocado em pauta, ja que voce afirmou a quantidade de plantoes dada pelo medico, PQ O GOVERNO NAO CONTRATA MAIS??? VAMOS VER A REALIDADE. JULGAR E CONDENAR E MUITO FACIL.

  5. Maria auxiliadora braga

    O cidadão brasileiro tem sofrido com o cáos da saúde publica e muitos médicos tem q improvisar p atender e salvar vidas. Nenhum profissional coloca em risco anos de estudo e dedicação se tem infraestrutura p trabalhar por tanto, esse médico fez valer o seu juramento de salvar vidas outros preferem ficar indiferentes e colocar a culpa no sistema ou mediante uma calção da família. Procure conhecer o historico da situação p n ser injusto. Vc sabe como está esta criança? Parabéns doutor continue salvando vidas mesmo q precise improvisar. Não abra mão do seu juramento.

  6. FLAVIA BRAGA

    Aos leitores…. INFELIZMENTE A SAUDE PUBLICA E PRECARIA. O QUE DIZER? O Q O PROFISSIONAL DEVERIA FAZER? PARAR A CIRURGIA? DEIXAR A CRIANCA MORRER? ESCLARECENDO QUE O FATO DE TER AMARRADO UMA TESOURA E AMARRADO COM ATADURA SAO ESTEREIS E SE NAO FOSSE, DIANTE DE UM JURANTE A CRIANCA DEVERIA TER SIDO DEIXADA PARA MORRER? QUE ESPECIALISTA LHE DEU A OPINIAO? ENTAO VAMOS DISCUTIR O QUE É ULTIL…. ELE SALVOU A CRIANCA. DIANTE DISSO, O QUE VOCE CARO JORNALISTA, FALA SOBRE O USO DA TAMPAS DE GARRAFA IMPROVISADA EM UTI???? VAMOS DISCUTIR ONDE ESTAVA O AUXILIAR? A EQUIPE??? PQ O GOVERNO NAO CONTRATA MAIS MEDICOS??? ANTES DE TUDO, O JORNALISMO DEVE LEVAR A INFORMCAO PARA SER DEBATIDA. EXPONDO A SITUACAO REAL. UM PENA DENEGRIR A IMAGEM DO PROFISSIONAL

  7. izabel

    Se avaliar a imagem, a criança possui um angioma nas costas, e esse foi um procedimento usado por quem vai passar horas fazendo uma cirurgia. uma pessoa segurando não resistiria por mais de 10 min. em uma só posição. e podemos ver ao fundo uma enfermeira que podia estar auxilando. não estava pois não havia nescidades.

  8. SNIPER ! NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO.

    Pelo tiro que dei este bravo herói, sem pessoal para o ajudar pois todos estão sem receber seus proventos a mais de três meses, tenta sozinho salvar a vida deste inocente. Para mim este médico herói esta em um fogo cruzado e sua única opção foi a de correr o risco pelo risco. e tenta salvar este bebe com os meios que existem neste momento. PARABÉNS MÉDICO HERÓI.
    SNIPER! NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO !

  9. Márcia Regis

    O que penso ser sulrreal é o final do texto dizer que isso não se justifica numa cidade como Manaus, com recursos a disposição. ..ah!!!! Amigo!!! Você conhece bem os recursos dos hospitais públicos né!!! Não sou médica, mas.meu marido é. .. e são do quanto falta material nos hospitais, inclusive do mais simples exame.. Então, antes de publicar algo, verifique a veracidade a tal ato e o resultado para dar a notícia completa e fidedigna….meu pensamento é esse.

  10. Gabriela

    Em primeiro lugar não é uma tesoura, é uma pinça que ele deve ter usado pq não tinha que esticasse a pele! Substituição de auxiliar, enjambre quando não se tem ajuda!!

  11. Hermes Luz

    SENHOR amado! O que é isso?! Não gente, tem alguma coisa MUITO ERRADA nisso aí!!

  12. Marcio

    Ainda seria um efeito da #ondamelomania?

  13. Anônimo

    Só acho que este médico está correto, mesmo que colocando exposto a criança em situação que possa vir a se contaminar, agiu por ética de sua profissão. Presta seu serviço com bravura e coragem. Enquanto outros mandam fabricar dedos falsos e registram seu ponto sem que estejam se quer presente. Parabéns a este profissional

  14. iane michele

    Parabéns há esse profissional pois mostrou que ama sua profissão quando tem muitos médicos que são uma verdadeira porcarias que não tem nem um pouco de carácter parabéns Dr. por sua atitude

  15. Douglas

    Em primeiro lugar o medico salvou uma vida, so que nunca esta bom para as pessoas srmpre tem multivo de falar algo seja de bom ou de ruim.
    se o cirurgião não realiza se a cirurgia iriam dizer que era negligência.
    E detale se fosse um enfermeiro ou um tec em enf. Tinha dado o nome e mostrado o rosto, porem como e o medico nao posta.

  16. Anônimo

    “Por pura ambição do profissional que estaria tirando múltiplos plantões”
    Digamos que se ele não tivesse feito esse plantao, a escala ficaria sem ninguém? Viram? Não é preciso nenhum esforço para ver que a tese “tirar mutiplos plantões” não tem qualquer tipo de relação com o fato, nem mesmo semântico.

    Ainda na tese “múltiplos plantões”. Dadas as circunstancias apresentadas apenas na foto (sem ouvir as partes, apenas com a opinião daqueles que sequer sabem o contexto original), caso ele não fizesse essa cirurgia a criança seria operada por quem? Algum dos que o criticaram teriam se prontificado a operar a criança? Qual era o procedimento correto, não operar quem precisa?
    Antes de publicar alguma matéria em que pese a opinião do veículo, por gentileza (ou por puro profissionalismo), procurem ouvir as partes.

  17. Italo

    Quero qie se dane como ele fez
    Do jeito que fez ,esse cara salvou
    Há criança vcs tinham que dar parabens …
    Imagina se ele cruza o braço ,onde essa
    Criança estaria ??? Pelo amor de Deus
    Parem de denegrir a imagem de um homem
    Que fez o bem …cambada de raça de viboras !

  18. Anônimo

    Ele expos a criança a contaminaçoes…isso é uma vergonha…colocou a vida da criança em risco…sera q os pais aceitaram isso…eu processaria…

    1. Silvio Fernandes

      Vc é energumeno em falar idiotices, tal idiota que não assume o que escreve e prefere ser anônimo

    2. cristiane

      Talvez vc nao saiba que os hoospitais ja estao sem medicos e poucos que atendem ja nao querem trabalhar para o governo por falta de pagamento e os que resta fazem de tudo pra salvar a vida das pessoas … se ele fez isso com certeza ele sabia dos risco que ele rava correndo mais ele fez um juramento em salvar vida … entao essa criança quase morrendo aparece ele ia deixar morrer . Nao ne . Entao ele fez oq tinha que ser feito pq nao tinha outro profissional naquele momento ..

  19. claudia

    se a crianca foi salva parabens a esse prof. qie exito em salvalo
    acho q a maldade esta na cabeca de algumas pessoas

  20. Iago Felipe

    “informação veio de um grupo de médicos”. Oi? Será mesmo? Em qual contexto? A criança foi salva, certo? Você nem ninguém – nem eu – sabemos das circunstâncias. São tantas criatividades na Medicina. Como você – após uma imagem que até divulgar fere a intimidade dos envolvidos – pode afirmar sem saber?

  21. Ana

    Infelizmente o João Lúcio tá precário mesmo. Os medicos estão tentando salvar vidas com o que tem.

  22. Marusia

    Esse médico fez o que pôde com toda crise que o Brasil tem enfrentado e as dificuldades existente na saúde. São poucos os profissionais que se dispõe a salvar vidas, não tem a dignidade de fazer seu trabalho por falta de salario, pois como alguns falaram que não teriam esse procedimento, se vê que esses deixariam de exercer sua profissão por falta de auxiliares e instrumentos e deixariam uma vida morrer, esse profissional usou de estratégia para salvar essa criança ainda que à expondo a infecções. Tem momentos que à decisão acertada é essa, ele não se negou à fazer o que deveria ser feito. Meus parabéns.

  23. mirlene

    Isso não é uma tesoura… nunca q uma tesoura iria segurar um couro cabeludo pq ele não prende ok!!!! e outra esse profissional da saúde so q salvar vida, ai vem um infeliz e fica tirando foto pelo amor de Deus…

  24. Anônimo

    Nao sou medica, sei q o procedimento nao foi correto, mas se foi necessário para salvar a vida do bb, e ate q aceitavel….
    Acho q o medico nao seria tao irresponsável para dispensar uma equipe para fazer a cirurgia sozinho por excesso de auto estima.

    Se tal procedimento foi executado dessa forma deve ter sido extremamente necessário.

  25. Anônimo

    Teve fotógrafo, mas não teve ajuda… vai entender

  26. Adryanna

    Em muitos casos tem médicos k invés de seres profissionais acabam sendo irresponsáveis,neste caso ele deu valor a vida dessa crianças pois sem recurso ele mesmos providenciou tudo k fosse necessário so não sou de acordou com esse k ficar aí so sentando pois ainda k não faça parte do serviço mas axo k não curtava nada ajudar esse médico k mostrou k e professional e garantiu k valer apena excer sua profissão esse tem o verdadeiro amor

  27. LUCIANA MEDICA

    Esta situação foi criada pela própria secretária d esaúde quando reduziu gastos e trocou a antiga firma que atuava com 17 neurocicurgiões por uma firma que não possue 10medicos…..AGORA FICA CLARO P POPULAÇÃO O POEQUE QUE A FIRMA ANTIGA SAIU…ELES NÃO ACEITARAM A REDU~ÇÃO DOS MEDICOS PLANTONISTAS POIS É CONTRA ÉTICA MÉDICA OPERAR SOZINHO,PRINCIPALMENTE CASOS DELICADOS COMO ENCEFALOCELE…..O COLEGA DEVIA TER EXIGIDO O SEGUNDO CIRURGIÃO NA SALA E NÃO ACEITAR AS PÉSSIMAS CONDIÇÕ~ES DE TRABALJHP QUE O GOVERNO EXPOEM OS MEDICOS A TRABALHAREM….NÃO FOI POR AMBIÇÃO, MAS ISSO NÃO PODE OCORRER…..É TRISTE VER UM COLEGA TÃO BEM FORMADO E RENOMADO SE SUJEITANDO A TRABALHAR NESTAS CONDIÇOES QUE COLOCA SIM EM RISCO A VIDA DESTE BB…

  28. Márcia

    Esse médico salvou uma vida gente.
    Vamos olhar lado positivo. E Medicina é uma arte. E Se para salvar essa vida . Essa foi a maneira mais rspida de proceder. Ao invés de criticar. Vamos agradecer.

  29. Débora Souza

    Boa noite. Sou Enfermeira, e ao ter conhecimento quanto a denúncia, é impossível eu não me manifestar, pois, trabalho na Unidade em questão. Fico indignada e com nojo por certas hipocrisias que vivenciamos em nosso dia-a-dia por parte de certos profissionais que demonstram algo que não são! Então, vamos lá…. Em primeiro lugar, é louvável e admirável a postura do Neurocirurgião que fez o procedimento, conheço profissionalmente, excelente, seria maravilhoso se tivéssemos mais uns três desse tipo, com certeza, os pacientes que precisam iriam agradecer, pois é humano, competente, procura resolver o problema do paciente, realmente quando se faz, e, os profissionais que amam a profissão infelizmente às vezes colocam sua profissão em risco e julgamentos medíocres, como sempre digo, não enganam os olhos de Deus!
    E, deixa eu informar as pessoas que julgam, jogam pedra e condenam sem saber ou fingir que não sabe, entre outras situações. O PSC-ZL é Pronto Socorro Infantil, com referências diversas, por exemplo TCE ( Trauma cranioencefálico), com Neurocirurgiões para esses pacientes, e, procedimentos quanto malformações, no caso, nasceu em Maternidade, temos referência para outro local, com referência para os procedimentos serem realizados. Então, esse procedimento não foi um TCE, e sim cirurgia para corrigir malformação, que o médico em questão realizou no PSC ZL, poderia muito bem dizer que lá não seria possível, por falta disso e daquilo, como é comum às vezes acontecer, cancelar certos procedimentos por algum motivo, que seria possível quando se tem também além de amor a profissão, boa vontade.
    Relato meu profissional, quem me conhece sabe, sempre luto fervorosamente pelos pacientes, também vejo fatos absurdos acontecerem, e não sou conivente, escrevo, denuncio, inclusive o julgamento em questão, apontar que só a classe do Neurocirurgião que fez esse procedimento sem o seu parceiro? Me poupe sinceramente, você sabe o que é ser Enfermeira atuante? Que assiste tanta situação que acontece, passo é passei por inúmeras situações, mas, sempre procuro documentar, sei muito bem que esse fato não é isolado, bem como, outras situações em geral. Porém, sugiro o seguinte: o Estado realmente paga os serviços de Empresas Terceirizadas para prestarem serviços médicos de diversas especialidades, portanto, que a SUSAM, por meio dos Gestores informem a população em cada porta de entrada das Unidades, os nomes de todos os plantonistas e especialidades, como realmente era para acontecer, que há certo tempo acontecia, e a administração pública exige, que a SUSAM fiscalize. Apesar de nosso País no momento em crise, Manaus, a Saúde, realmente passa por muitas dificuldades, por inúmeros fatores, porém, sabemos que aqui ainda continua melhor que outros lugares, e dificuldades existem, os Enfermeiros e enfermagem que o digam, devemos sempre procurar fazer o melhor é possível pelos pacientes, nos deparamos com inúmeras situações de conflitos, procurando solucionar.
    Também, a matéria exposta em questão, achei ridícula, de extrema falta de ética e profissionalismo, falta de respeito com o paciente, pois, mesmo não visualizando o rosto da criança, para a pessoa de sua família reconhece o paciente, com sua imagem exposta na mídia, pense na família se deparando com tudo isso?!?
    Eu, quanto profissional, quando vou fazer procedimento que sei que pode prejudicar o paciente aos riscos, não participo, passo aos superiores para tomar providências, escrevo, solicito respostas, não vou para mídia divulgar uma situação profissional, no ambiente de trabalho. É melhor expor dessa forma? Foi a única vez que aconteceu? É só com essa classe? Com esse profissional? Ele veio quebrar paradigmas?
    Por fim, eu poderia ficar escrevendo horas, e por respeito a minha profissão, aos ótimos profissionais que trabalho, sabemos que tem profissionais realmente que nem sei por que vieram ao mundo, mas, reforço, Deus sabe tudo para nós, que são muito difíceis de lhe dar com o ser humano, que são grossos, se acham Deuses, gostam de humilhar jós da enfermagem principalmente, que nem sempre vem quando solicitamos…. Sei que, cada profissão tem seus percalços, cabe a nós, procurar fazer nosso papel, denunciar sempre o errado, porém, não jogar pedra em que busca fazer o bem. Devemos agradecer a Deus sempre por nossa profissão que é tão sofrida, pois, convivemos com a dor, tristezas e pedradas dos outros, é, não é fácil mesmo, os bastidores da enfermagem, não são fáceis!
    E, uma dica aos “jornalistas”, ao receberem denúncias, devem procurar várias pessoas para ter realmente certeza do que publicará, principalmente o conteúdo da matéria, perfil da Unidade, a peculiaridade do procedimento em questão, pois, a história geralmente tem 3 versões…. A matéria pode ser rica não só denegrindo imagens, também, expor coisas boas, temos muitas situações boas que acontecem e acontecerão na Unidade, falhas não devem acontecer realmente, por isso existe o Processo futuramente de Segurança do Paciente, teremos nas Unidades do Estado, resolutividade no fluxo de pacientes de UTI, baixo índice de óbito, grande resolutividade quanto aos paciente que sofrem lesões por queimaduras diversas, inclusive graves, ficando pouco tempo de internação, inclusão de protocolos, entre outros.
    Ao médico que foi exposto nessa matéria, julgado e condenado por uns, quero dizer que seu ato foi digno e louvável, honesto sim, sei que não estava operando para ganhar dobrado, acumulando dinheiro, como a matéria cita esse absurdo. Sabemos muito bem o que está acontecendo, também, problemas que surgirem, pelo profissional que demonstra ser, e essa denúncia maldosa é venenosa, não se deixe abater, cumpriu seu papel principal, interviu no momento certo, na vida de uma criança e sua família, pois, com esse ato louvável, contribuiu para a qualidade de sobrevivência do paciente, isso que importa, o resto, é resto, afinal, coisas e pessoas ruins que surgem em nossas vidas, devemos nos afastar e ignorar, só respeitar profissionalmente! Vamos sempre procurar fazer valer o exercício da profissão sempre!
    Humanizar para cuidar cada dia melhor…
    Enfa. Débora Souza

  30. Anderson

    Querida, você nao entendeu a situação aqui: a Secretaria de Saúde paga plantões para dois médicos. O pilantra estava sozinho porque preferiu assim.
    Acha que aqui em Manaus todos são imbecis e acreditam no papo fácil. Isto teu um nome: ganância.
    Voce acha correto operar sozinho e amarrar o tumor da criancinha ao lustre? Se fosse seu filho, voce aceitaria esta situação?
    Acha que ele estava sozinho e que operou a crianca porque é bonzinho?

    Pois saiba:
    O medico, ao operar sozinho, ganha dobrado. Entendeu? Sai de lá no final do plantao com 2.400 reais no bolso do avental. Ganha dois plantões e rouba o emprego de colegas da especialidade.

    Ainda acha que o médico é um herói? Ou um imprudente e ganancioso?
    Pessoas como você, que justificam a corrupção, é que estão acabando com nosso país.

Deixe uma resposta