Centro de testagem instalado no Studio 5 atende mais de mil nas primeiras horas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Aproximadamente 1,2 mil pessoas compareceram ao Centro Municipal de Testagem para Covid-19 nas primeiras quatro horas de funcionamento do serviço, montado pela Prefeitura de Manaus no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, para atender pessoas com sintomas gripais.

O centro foi aberto às 14h desta quarta-feira, 12/1, e é o primeiro a ser operacionalizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o objetivo de fazer frente ao aumento de casos suspeitos de Covid-19 e outras infecções respiratórias, que têm gerado alta demanda por testagem nas unidades de saúde da capital.

O atendimento no local é exclusivo para pessoas sintomáticas e que estejam sentindo febre acompanhada de dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, coriza e mal-estar há, no máximo, sete dias. A orientação para pessoas com sintomas há mais tempo é que procurem diretamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para avaliação médica.

Atendimento

Para o recebimento do público, foram montados quatro postos de acolhimento e 20 de coleta, além de espaços dedicados ao atendimento médico e farmácia, para entrega da medicação prescrita. O exame oferecido é o teste rápido de antígeno, feito com amostra de nasofaringe, coletada com haste flexível (espécie de cotonete), e com resultado disponível em aproximadamente 15 minutos.

As pessoas submetidas ao teste, com resultado positivo, recebem atendimento médico no próprio Centro de Testagem e orientações para o tratamento. As que apresentam resultado negativo para Covid, mas com confirmação de manifestações clínicas de síndrome gripal, também são atendidas pelo médico e orientadas a seguir o protocolo de tratamento da influenza.

Cenário

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que acompanhou os trabalhos no Centro de Testagem ao longo da tarde, afirmou que o número de pessoas que foi ao local surpreendeu a equipe técnica da Semsa e, ao mesmo tempo, confirmou a necessidade de ampliação do acesso aos testes, em Manaus.

“Vamos acompanhar e analisar a demanda nos próximos dias, mas já trabalhamos com a perspectiva de abrir outros espaços, inclusive com a parceria do governo do Amazonas, uma vez que o cenário epidemiológico, influenciado pelo período sazonal das doenças respiratórias e pelo avanço da variante Ômicron, requer medidas de grande impacto para conter a transmissão dos vírus”.

Segundo a secretária, o balanço completo do primeiro dia de funcionamento do centro, com os percentuais de casos positivos e negativos, será consolidado nesta quinta-feira, 13, uma vez que a unidade segue aberta, nesta quarta, até as 22h.

Abastecimento

Shádia Fraxe garantiu que o município está abastecido com testes para manutenção do serviço tanto no Centro Municipal de Testagem quanto nas 52 unidades que já oferecem o serviço de diagnóstico para Covid. “Estamos recebendo 300 mil testes nos próximos dias e temos em estoque, na Semsa, aproximadamente 70 mil unidades, incluindo 50 mil repassadas pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto)”.

Cuidados

A secretária também destacou a necessidade de colaboração da população, no sentido de não se descuidar das condutas de proteção, como o uso de máscaras, a lavagem das mãos e o distanciamento social. “Não é hora de baixar a guarda. Estamos em um período delicado, que exige o esforço e o compromisso de todos”.

A recepcionista Suzana Silva foi uma das pessoas que procuraram o Centro de Testagem nesta quarta-feira. Ela disse que estava com tosse há quatro dias e, preocupada por conta de um caso positivo na família, foi se submeter ao teste, que deu negativo para Covid-19.

“Essa é uma doença muito perigosa e temos que tomar as precauções. A gente tem que ter muita consciência, porque a doença não é fácil”, disse.

Segunda a sábado

O Centro Municipal de Testagem vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h. Inicialmente o atendimento iria até as 21h, mas foi revisto após avaliação dos fluxos de fechamento e registro dos trabalhos.

A Semsa orienta que o usuário, para ser atendido, apresente documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS.

O endereço do Studio 5 Centro de Convenções, onde o Centro Municipal de Testagem para Covid-19 está funcionando, é avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial, zona Sul.

A oferta do teste segue, normalmente, também nas 51 UBSs de referência para casos suspeitos de Covid-19 e os endereços podem ser conferidos pelo link https://bit.ly/ubscovidmanaus.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta