Castro constata que cidade peruana polui área de coleta de água de Benjamin

Em visita a Benjamin Constant (Alto Solimões), neste final de semana, o deputado Luiz Castro foi até a vizinha cidade peruana de Islândia, onde constatou a total inexistência de coleta de lixo ou de tratamento de esgoto. “Os dejetos são jogados no rio Javari, onde a Cosama faz a captação da água que é consumida pelos  moradores do município de Benjamin Constant”, denunciou o deputado.  

      
Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o  deputado Luiz Castro voltou a denunciar a poluição causada pelo lixo da cidade peruana, jogado diretamente no Javari, que banha o município de Benjamin Constant, o que tem sido uma preocupação constante dos moradores que consomem as águas daquele afluente.
“O Governo do Estado precisa agir e realizar uma pesquisa sobre a qualidade da água captada pela Cosama, para verificar o grau de contaminação. Temos que cuidar da saúde dos moradores do lado brasileiro, de Benjamin Constant”, defendeu Luiz Castro.  
 
O deputado alertou para o agravamento do problema, devido a enchente dos rios, que arrasta e espalha os detritos até o porto de Benjamin Constant, expondo a população aos riscos de contrair doenças transmitidas pelo consumo de água poluída, como hepatite e cólera.   
Em 2014, Luiz Castro já havia denunciado o caso, por meio de ofício a então ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, enfatizando os riscos à saúde pública.  Em resposta,  a ministra garantiu que “a situação seria tratada pelo Governo Brasileiro, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Política Nacional de Recursos Hídricos”. Mas nenhuma providência foi tomada.
Luiz Castro se comprometeu em enviar novo expediente ao MMA e ao Governo do Amazonas, cobrando providências ao problema, que põe em risco a saúde da população de Benjamim Constant.  

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta