Dos pouco mais de dez produtores orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Manaus, o casal Akira e Celina Yamashita, de 80 e 77 anos respectivamente, integram este cadastro nacional. Eles passaram a produzir de forma orgânica há 10 anos, motivados pela busca de qualidade de vida. Todos os sábados, o casal vende frutas, verduras e hortaliças na Feira da Produção Familiar (Agroufam) realizada no Park Vieiralves.
Celina conta que, por recomendações médicas, passou a ter mais preocupação com os alimentos que consumia em meados de 1994. Na ocasião o casal não encontrava alimentos livres de agrotóxicos e decidiu que eles mesmos iriam produzir o que comeriam. “Somos o que comemos. Nesta época ficamos doentes e tivemos, por necessidade, a começar a plantar organicamente. Precisávamos de um alimento saudável, menos convencional, sem químicas”.
Foi assim que começou a história dos agricultores familiares com os alimentos orgânicos. Em 1998 eles passaram, oficialmente, a vender o que produziam. “Para a saúde faz toda a diferença e algumas pessoas vendo como tínhamos melhorado começaram a nos pedir. Hoje temos clientes fixos e também expomos em feiras livres”, completou Celina, que aos 77 anos se orgulha em ter uma “boa saúde”, plantar e até dirigir.
Produção sustentável
Participam da Agroufam produtores rurais de pelo menos 12 municípios do Amazonas. Eles produzem alimentos agroecológicos, que carrega todo o cuidado com terra, com uma produção saudável que garante a segurança alimentar e nutricional. Porém, conforme explica a coordenadora da feira, Jozane Lima, a maioria dos agricultores ainda estão no processo de transição agroecológica para chegarem a certificação da produção orgânica.
“A Ufam, por meio do Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec), dá todo o treinamento, com vivência das práticas agroecológicas, acompanhando esses produtores dentro das comunidades. Eles já produzem alimento sem agrotóxicos, com os insumos e compostos que eles tiram de dentro da própria propriedade. No entanto, existe um processo de certificação pelo Ministério da Agricultura, e é por este processo que a maioria está passando”.
De acordo com o MAPA, considera-se produto orgânico, seja ele ‘in natura’ ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura.
Agroufam no Park
A feira Agroufam, lançada em 2014, é um projeto de organização social fruto do Programa Estratégico para Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (ProRural), desenvolvido pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec).
Tradicionalmente, acontece nas dependências da Ufam. Porém, desde o início do mês de março o evento também está sendo realizado no espaço Park Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 6h, todos os sábados.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)