Câncer colo-retal: esperança no diagnóstico precoce

Em nossa jornada pela vida, nos deparamos com verdades incontestáveis. Uma delas é a certeza absoluta de que o diagnóstico precoce de qualquer doença aumenta significativamente as chances de cura. Numa pesquisa conjunta entre a Fiocruz e a Universidade da Califórnia, os estudiosos nos apresentaram um panorama preocupante: o câncer colo-retal cresceu 20% na América Latina.

Este tipo de câncer, sensível à desigualdade do “modus vivendi” de cada indivíduo, é fruto dos hábitos que adotamos em nosso cotidiano. Para esses pesquisadores, não basta apenas conhecer e investigar esses hábitos, mas também entender seus efeitos no organismo. Assim, uma dieta rica em carne vermelha e alimentos ultraprocessados, pobre em frutas e verduras, num indivíduo obeso e sedentário, pode levar a um aumento da mortalidade.

O número crescente de pessoas afetadas coloca o câncer colo-retal como o segundo tumor mais incidente, atrás apenas do câncer de mama nas mulheres e do câncer de próstata nos homens. A colonoscopia, exame indispensável para todos, ajuda a prevenir a possível existência de tumor, sendo este previsível devido ao surgimento de pólipos que somente poderão virar um câncer depois de cinco anos. Este exame deve ser feito a partir dos 45 anos de idade e, se detectado precocemente, oferece altíssima chance de cura.

Os médicos alertam que sintomas como dor de estômago, sangramento e diarreia frequente podem ser indicativos de problemas. A América Latina apresenta um cenário de mortalidade de 20% ao ano, que vem crescendo em decorrência da ignorância e da miséria, onde a alimentação é de péssima origem.

Por fim, entre os componentes que visam proteger o ser humano do surgimento dos males acima, temos o cálcio, o magnésio, o fósforo e os sais minerais. Isso foi concluído em um estudo realizado com cerca de 118 mil participantes, sob a avaliação do nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN. Ele destaca a importância das fibras encontradas em legumes, grãos integrais e frutas. Portanto, caro leitor, cuidemos de nossa saúde, pois ela é nosso bem mais precioso.