Câmara vai debater o descarte irregular de pneus velhos, que envolve 37 empresas em Manaus

20150731131653pneus

Mais de 50 aterros sanitários clandestinos estão sendo usados pelas 37 empresas que importam e revendem pneus na cidade para desovar os produtos velhos que são trocados nestes estabelecimentos. O fato será tema de uma audiência pública marcada para a terça-feira que vem na Câmara Municipal de Manaus.

Hoje há cerca de 1.400.000 veículos circulando na cidade, utilizando cerca de 7 milhões de pneus. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara  já oficiou ao IBAMA, IPAAM, às Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, a SEMULSP, ao Ministério Público Estadual e Federal e a todas as empresas de transporte de recicláveis para discutir o assunto.

O problema é grave. Um pneu leva em média entre 500 a 1000 anos para ser absorvido pelo meio ambiente. Tudo indica que não está sendo dada a destinação correta aos descartados em Manaus, o que pode prejudicar o solo, a água e o ar, este último prejudicado pela queima indiscriminada.

A Resolução 416/2009, do CONAMA, veda expressamente qualquer lançamento de Pneus no meio ambiente. E para demonstrar que as autoridades andam adormecidas para o problema, há um depósito de pneus velhos bem próximo à sede do Ibama, que deveria coibir este tipo de descarte.

O tema vai dar muito o que falar.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta