Câmara Municipal vai debater sistema prisional do Estado amanhã

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realiza na próxima sexta-feira, 7, às 9h, no auditório Zany Reis, uma audiência pública para debater a situação do sistema prisional na capital.  A audiência foi solicitada pelo presidente da Comissão de Serviço Público da Casa, vereador Gedeão Amorim (PMDB), que protocolizou o requerimento levantando o debate após a ocorrência de uma rebelião no dia 1º. de janeiro deste ano e a fuga de dezenas de presos, no mesmo dia.

Na época, 60 presidiários foram assassinados com requintes de crueldade, dentro do  Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)  e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). Ainda no dia 1º. de  janeiro, outros 184 presos fugiram do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). No requerimento para a realização da audiência, Gedeão Amorim pede esclarecimentos dos órgãos responsáveis sobre a segurança e controle administrativo dos presídios de Manaus.

“Embora seja uma responsabilidade do Estado, o sistema prisional tem unidades na capital e a Câmara  não pode ficar à margem desse debate. Com essa audiência pública, além de ouvir os envolvidos e a sociedade, queremos esclarecer de forma oficial o que causou a crise no sistema,  buscar mecanismos de segurança para reduzir ou extinguir o domínio das organizações criminosas dentro das penitenciárias”, disse Amorim.

Para a audiência pública, foram convidados os membros das Secretarias de Estado de Segurança Publica (SSP), de Administração Penitenciária (Seap), Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Também confirmaram presença os representantes  do Ministério Público do Estado (MP-AM), Ministério Público Federal (MPF), do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Amazonas (SINSPEAM) e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta