Bolsonaro ataca Ufam e deputados convocam ministro da Educação

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicava em rede social foto que segundo ele era de pichação ofensiva feita por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (veja a imagem), o deputado federal José Ricardo (PT) e outros membros da Comissão de Educação da Câmara dos Congressos, aprovavam a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para comparecer ao plenário principal da Câmara e prestar esclarecimentos acerca dos cortes no setor. Será nesta quarta-feira (15).

Depois de diversas controvérsias protagonizadas pelo então Ministro Ricardo Vélez e, posteriormente, sua substituição por Abraham Weintraub, José Ricardo apresentou no início de abril requerimento convocando o ministro de educação. A solicitação foi aprovada na Comissão de Educação (CE) e a audiência pública para os esclarecimentos está agendada para acontecer também amanhã (15), às 10h, na sala da CE.

Para José Ricardo, é necessário esse esclarecimento, pois foram diversos editais publicados e anulados, como também várias manifestações polêmicas prejudicando a educação, no período do então ministro Ricardo Vélez. Além disso, José Ricardo considera absurdo o presidente da República ainda anunciar a substituição de um ministro por outro que vem do setor financeiro, sem experiência alguma em gestão educacional. Conforme divulgado pela imprensa, ele é economista, mestre em Administração pela FGV, professor da Unifesp, especialista em Previdência e que passou a maior parte da sua carreira no mercado financeiro, sendo 18 anos no Banco Votorantim, como economista-chefe e diretor, e sócio na Quest Investimentos, além de membro do comitê de Trading da BM&FBovespa.

“As políticas de educação precisam ser ampliadas. Mas nesse novo Governo as consequências nessa área já são desastrosas, num curto período de três meses. Por isso, é necessária e urgente a vinda do ministro da Educação à Câmara, para esclarecer como irá superar os desafios para os problemas da educação brasileira”, completou José Ricardo.

A postagem de Bolsonaro replicou outra feita pelo perfil Direita Amazonas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta