Bicicletas compartilhadas caíram mesmo no gosto do manauara

O projeto de bicicletas compartilhadas, o Manôbike, ultrapassou a marca de 4 mil viagens em menos de 3 meses desde sua inauguração, no dia 12 de abril. Até 30 de junho foram registradas 4.142 viagens nas 10 estações instaladas no Centro de Manaus.

No período, as estações mais usadas para trajetos são as instaladas no parque Jefferson Péres (26,19%), Teatro Amazonas (14,02%) e Praça Heliodoro Balbi (6,93%). Uma manutenção de rotina está sendo realizada na estação do Colégio Militar.

O horário preferido para o uso das bicicletas é o de 16h às 18h, com 28,28% de registro de retiradas, seguido pelo período de 18h às 20h (23,91%). Os dias da semana de maior utilização das bikes, em junho, foram as quintas, com 20%, seguido dos domingos, 19%, sextas (14%) e sábados (15%).

Meio não poluente

Com o Manôbike, que tem patrocínio local da Hapvida, a Prefeitura de Manaus estimula a mobilidade e o transporte sustentável defendido pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta, aumentando o incentivo a meios não poluentes e que visam à melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Claudio Guenka, o Manôbike é uma tendência em outras capitais e traz exemplo de boas práticas urbanas para a cidade, quanto ao seu uso enquanto ferramenta para o trabalho, como modal e para atividades de lazer, com crianças e a família, ou turístico, passando por pontos icônicos de Manaus.

O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h para devolução. No site www.manobike.com.br, o usuário pode se cadastrar e conhecer mais detalhes do projeto. O Implurb é o órgão que gerencia o contrato de Termo de Cooperação com a empresa responsável pela operação, manutenção e logística do projeto. Não há ônus para o Poder Público.

Foto: Alex Pazuello

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta