Auto da Resistência Cultural. Esse é o tema que o Boi Garantido escolheu para vencer o Festival Folclórico de Parintins 2018. O anúncio oficial foi feito em uma festa gigantesca realizada pela agremiação vermelha e branca na noite desta sexta-feira, 3 de novembro, em frente a Catedral de Nossa Senhora completamente lotada.
Com os itens oficiais, presidente Fábio Cardoso, vice Messias Albuquerque, Comissão de Artes, prefeito Bi Garcia, além dos ex presidentes Adelson Albuquerque, Telo Pinto e Fred Góes, Edwan Oliveira anunciou ainda a contratação dos artistas Oséas Bentes e Teco Mendes, que retornam ao Boi e o consagrado figurinista e estilista Werner Botelho.
Edwan anunciou também a publicação do novo edital de toadas, além do investimento que será feito pelo Garantido na divulgação do Festival em nível nacional com a produção de clips musicais, contando com a participação dos itens oficiais do boi. Outra novidade para os demais anos será o lançamento do tema do Garantido agendado para o dia do Folclore, 22 de agosto.
Sobre o tema, Fábio Cardoso parabenizou a Comissão de Artes pela ampliação do debate a cerca do caminho que o Boi Garantido irá trilhar na busca do 32° título. “É um tema riquíssimo e que tem tudo haver com o nosso Boi, com a nossa história e sobre a contemporaneidade. Não temos dúvidas que o pontapé para a vitória foi dado nesta noite histórica”, disse.
Emocionado, Messias Albuquerque agradeceu a todos os envolvidos e a galera vermelha que acreditou no espetáculo inesquecível realizado fora da época do Festival Folclórico. O prefeito Bi Garcia, que vestiu a camisa do Garantido, também parabenizou o bumbá pelo evento grandioso.
Auto da Resistência Cultural
Resistir culturalmente tornou-se uma opção de vida do mestre Lindolfo Monteverde ao criar o Boi Garantido em 1913. O folguedo junino que nasce para honrar a promessa de seu fundador a São João Batista, transforma-se ao longo de mais de 100 anos em um instrumento de resistência cultural. A tragicomédia nordestina de Pai Francisco e Mãe Catirina, ao chegar à Amazônia acolhe elementos culturais dos diferentes povos que habitavam ou imigraram para a Região. O resultado dessa transfiguração cultural foi um auto onde caboclos, negros e indígenas puderam se expressar.
Em 2018, o Garantido renova seu compromisso com a realização de uma “Brincadeira de São João” que se constituiu e que se constitui como um espetáculo de resistência pela arte. Essa é a marca do nosso passado e do nosso presente, porquê em nós habita o sentimento do nosso fundador de resistir culturalmente. Defenderemos esse princípio na arena a cada passo de dança dos nossos brincantes, a cada acorde musical das toadas, a cada cena e cenário e cantaremos um mundo harmônico como a nossa Batucada.
TIPOGRAFIA
Um detalhe importante sobre o Boi-Bumbá Garantido é que ele é conhecido por emocionar em suas apresentações e também ser o Boi da religiosidade. A busca pela fonte que se associasse de alguma forma a essa identidade do Boi Garantido foi inspirada em uma tipografia de dois irmãos pintores de Santa Catarina, os irmãos Ramos. A tipografia se “Abençoada” e é de autoria dos irmãos que contam histórias através de suas letras desenhadas em paredes de sua casa. Um trabalho lindo e de uma delicadeza que só poderia ser unida ao Boi Garantido para que ele continuasse com a identidade do Boi da emoção e da religiosidade. A marca foi desenvolvida pela Ben Marketing e teve como desing Thalles Saraiva.
Fotos Élcio Farias
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)