Atriz e sua companhia artística desenvolvem importante trabalho de incentivo ao teatro na periferia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a atriz Gabriela Barbosa, de 26 anos, será a quinta entrevistada do talk show “Quem é você na fila do pão?”, apresentado pela personagem Filó, a Básica, interpretada pelo ator e diretor Paulo Queiroz. O programa é exibido no Instagram (@quemevoce.nafiladopao), Facebook (Quem é você na fila do pão?) e YouTube (Quem é você na fila do pão?). Gabriela Barbosa participa como entrevistada na categoria Teatro.

O programa de entrevista integra o projeto cultural “Quem é você na fila do Pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, concebido por Paulo Queiroz. A iniciativa foi contemplada na Lei Aldir Blanc, no edital do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

Currículo profissional e artístico

Gabriela Barbosa atua na área teatral em Manaus desde o ano 2000, integrando o Grupo de Teatro Kally & Cia., dirigido por seu pai, Jorge Dias Barbosa, e por Aurivania Alves. Também é fundadora da Empresa de Animações Gabi, participando de diversos eventos na cidade. Atualmente, ela é diretora teatral da encenação da Paixão de Cristo, realizado há 15 anos pelo Grupo Kally & Cia., que, desde 2005, firmou parceria com a comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Compensa 2, na zona oeste de Manaus.

Madrinha artística

Gabriela Barbosa foi indicada para participar do projeto por meio da atriz, diretora, produtora artística e educadora Narda Telles, que iniciou sua carreira artística em 1980, estudando com grandes nomes do teatro: Darcy Figueiredo, Priscila Camargo, José Celso Martinez, Thierry Trémouroux, Monah Delacy, Gercilga de Almeida e Álvaro de Sá, entre outros artistas. Na área de dança, iniciou em 1986, com Conceição Souza, no Grupo Dança Viva. Depois realizou cursos com Ana Mendes, Maysa Tempesta, Omar Cláudio e Ceila Portílio, entre outros.

Atuou como atriz nos grupos teatrais O Grito, Evolução, Pombal, Vitória Régia, Origem, Cooperativa Tempo etc. Foi presidente da Associação Amazônia Arte-Mythos desde sua fundação em 2003, onde desenvolveu, junto com Paulo Queiroz, um trabalho que conquistou o reconhecimento do público em teatro/dança na cidade de Manaus. Esse reconhecimento com as pesquisas do Grupo possibilitou sua participação em renomados festivais e a conquista de um número significativo de prêmios, além da contemplação em editais como ProArte-SEC, Manauscult, Correios, Funarte 2010 e 2014 e Ministério da Cultura (Basa S/A).

Equipe técnica do projeto

A equipe técnica do projeto é composta por Paulo Queiroz (direção e intérprete de Filó, a Básica), Narda Telles (produção), Denys Cauper (assistente de produção), Thiago Queiroz (assistente de produção), França Viana (assistente de produção), Alê Ferraz (design e identidade visual), Chamel Flores (cinegrafia, fotografia e edição de imagens), Eugênio Lima (maquiagem), Jonatas Sales (figurinos), Cleide Monteiro (costureira) e Guilherme Gil (assessoria de comunicação).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta