Atrelamento do PT-AM ao bolsonarista Wilson Lima pode prejudicar a campanha de Lula no Amazonas e ajudar Bolsonaro

O atrelamento de algumas das principais lideranças do PT Amazonas ao governador Wilson Lima (União), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), pode prejudicar seriamente a campanha do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Estado. Hoje, o presidente regional petista, deputado Sinésio Campos, é um dos mais entusiasmados apoiadores do chefe do Executivo, o mesmo acontecendo com o vereador Sassá da Construção Civil, de Manaus, que inclusive foi ao aniversário do líder estadual em Parintins, no último final de semana.

Paralelamente a essa aliança perigosa para os planos nacionais do partido, existem os interesses do senador Omar Aziz (PSD), até agora o principal aliado de Lula no Amazonas. Ele pretende monopolizar o palanque do petista e trabalha contra a escolha de um candidato a governador aliado, o que também favorece Wilson, com quem o parlamentar mantém uma aliança velada, o mesmo ocorrendo com o deputado federal Marcelo Ramos (PSD).

O presidente regional da Central Única dos Trabalhadores e do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Valdemir Santana, outra grande liderança local do PT, defende o apoio à candidatura do deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade), o que também beneficiaria Wilson, já que o parlamentar não tem influência no interior do Estado.

Por outro lado, a aliança de Lula com o senador Eduardo Braga (MDB) esbarra na pré-candidatura da senadora Simone Tebet a presidente, um impasse difícil de solucionar. Por isso, o petista pode acabar com um palanque fraco no Estado, o que favoreceria o crescimento do presidente Jair Bolsonaro e do governador Wilson Lima.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta