Arthur faz palestra sobre Amazônia e relações internacionais na sede do governo paulista

O presidente do PSDB-Amazonas e candidato às previas do partido, Arthur Virgílio Neto, foi convidado para palestrar durante reunião da Secretaria de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, levando temas que integram suas propostas políticas para o país, como a Amazônia e o fortalecimento das relações internacionais. O encontro foi presidido pelo governador João Doria e ocorreu na manhã desta quarta-feira (22.9), no Palácio dos Bandeirantes (SP).

“Foi uma honra palestrar para esse grupo de pessoas tão preparadas e que cuidam das Relações Internacionais do Governo de São Paulo. Isso representa um pensamento à frente, um pensamento de união em torno de um projeto de Brasil mais igualitário”, destacou Virgílio, que é ex-senador e ex-prefeito de Manaus. “Minha pauta principal, como não poderia deixar de ser, foi a Amazônia e suas muitas possibilidades de desenvolvimento para o Brasil e para o mundo”, completou.

Virgílio estava acompanhado de sua esposa Elisabeth Ribeiro e fez alertas sobre o aquecimento global, os riscos à floresta, aos ciclos de chuvas e defendeu a necessidade de se elaborar e executar um projeto nacional de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e de investimentos em Ciência e Tecnologia, para o aproveitamento inteligente dos recursos naturais da Amazônia sem destruir a floresta.

Outro tema abordado por Arthur foi a crise democrática no país e a importância da independência e harmonia entre os poderes, gerando reflexo direto na economia. “O Brasil não pode se isolar do mundo. Temos que ser um país que esteja pronto para apoiar e ser apoiado pelas demais nações”, afirmou Virgílio, destacando que a diplomacia brasileira sempre teve tradição de seriedade e competência e que isso será reconquistado.

Para o governador de São Paulo, João Doria, a troca de experiência vivenciada no encontro foi fundamental para o fortalecimento da democracia. “O Brasil precisa de gente corajosa, que defenda a democracia e as instituições. O Arthur nunca teve medo de defender seus ideais e faz muita falta em Brasília”, disse.

A palestra de Arthur Virgílio calou fundo entre os participantes do encontro, que contou com a presença do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, atual presidente do Conselho de Relações Internacionais do Governo de São Paulo; do secretário executivo de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Affonso Massot; do ex-ministro da Economia e atual secretário da Fazenda e Planejamento do Governo de São Paulo, Henrique Meirelles; dentre outros membros de governo.

“Foi uma belíssima palestra e a Amazônia é, sem dúvida, fundamental para o país. Arthur Virgílio sempre teve uma posição lúcida e corajosa em defesa do que é certo, independentemente de linha partidária. Minhas homenagens a essa grande figura que é o ex-senador Arthur Virgílio”, disse Meirelles.

“Foi uma aula magna de Brasil, de patriotismo, ancorada na Amazônia e na sustentabilidade que é o tema do momento. A sustentabilidade é o futuro do Brasil e a Amazônia é o presente e o futuro do Brasil”, avaliou Massot. “Parabéns ao ex-senador Arthur Virgílio, que nos iluminou nesta manhã”, concluiu.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta