Amazonino anuncia compromissos com a Cultura, Turismo e com os estudantes

Os setores de Cultura e Turismo, bastante afetados pela crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19, receberão total apoio do candidato da Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes (PODEMOS), caso eleito prefeito de Manaus. Amazonino pretende atrair investimentos para a capital e ampliar as oportunidades de trabalho e geração de renda nesses segmentos.

Uma das propostas do candidato para a área de turismo é a requalificação do centro histórico. “Vamos criar um circuito turístico e cultural com bares e restaurantes no centro da cidade, priorizando a gastronomia local, envolvendo lojas de artesanato e produtos regionais, casas de exposição de pinturas e outras artes”, anunciou Amazonino. 

Porta de entrada para os diversos destinos turísticos do Amazonas, Manaus deverá ganhar o primeiro grande aquário com peixes da Amazônia. “Vamos criar novos atrativos para os próprios manauaras e para os turistas que aqui desembarcam”, declarou o candidato.

Amazonino também tem projetos para a criação da “Nova Marina do Davi”, no bairro Ponta Negra, local de embarque e desembarque de turistas. A ideia é transformá-lo em um espaço-modelo, com infraestrutura adequada aos usuários, como estacionamento, praça de alimentação, banheiros públicos, entre outros. O local é porta de entrada e saída para as diversas comunidades ribeirinhas que trabalham com o turismo comunitário.

Ainda nas propostas de Amazonino para o segmento está a revitalização das feiras e mercados, transformando-os em polos de atrativo turístico. Ele também quer incentivar e dar condições para a realização de grandes eventos e feiras internacionais, com calendário anual.

Cultura

Para a área cultural, Amazonino explica que vai movimentar o setor e valorizar a classe artística, com a contratação dos profissionais para atuação nos eventos do município. Cita, também, a implementação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, desburocratizando e ampliando o acesso aos profissionais da área.

“Negão” informou que vai descentralizar as atividades culturais e artísticas, com oferta de atividades nos bairros e comunidades rurais, com apresentação de artes cênicas, música e dança. 

O candidato vai revitalizar os parques municipais, promovendo, nesses locais, atividades culturais e espetáculos públicos. Vai ampliar as ações culturais, como festivais juninos, Boi Manaus, Paço a Passo, Virada Cultural e outros que fazem parte do calendário da cidade de Manaus.

Estudantes

O candidato reafirmou o seu compromisso com a educação, em mensagem nas redes sociais nesta terça-feira (17/11), Dia Internacional do Estudante. Nas propostas de Amazonino para a Prefeitura estão a implantação de Escolas de Tempo Integral, com alimentação para os alunos e prática de esportes. Caso eleito, irá também oferecer aos estudantes da rede pública, cursos preparatórios para acesso às universidades.

 Candidato que recebeu o maior número de votos no primeiro turno da eleição, Amazonino (PODEMOS) tem um histórico de realizações na área da educação. Nas suas administrações foram construídas cerca de 484 escolas. Em sua gestão como governador, foi criada a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dando oportunidade a jovens de Manaus e do interior, de cursar a graduação e pós-graduação. A UEA é a maior universidade multicampi do país. Já formou, na graduação, mais de 50 mil profissionais, entre médicos, advogados, engenheiros, enfermeiros, administradores, pedagogos, músicos, odontólogos e outros.

“Reafirmo meu compromisso com o conhecimento e o desenvolvimento das futuras gerações”, ressaltou Amazonino, na mensagem em redes sociais. “Só com educação de qualidade vamos melhorar, de verdade, a qualidade de vida dos manauaras”, complementou.

Para auxiliar os jovens de baixa renda, caso seja eleito, Amazonino vai implantar na Prefeitura programa de oferta de cursos preparatórios, ampliando as chances do estudante de ingressar em uma universidade. “Criamos a UEA, realizando o sonho de vários jovens que puderam fazer a faculdade e seguir uma carreira. Criamos o Bolsa Universidade, para acesso a faculdades particulares sem precisar pagar, programa que vamos ampliar. Agora, vamos também oferecer cursos preparatórios para ingresso nas universidades”, declarou Amazonino Mendes.

A Prefeitura também irá criar, em bairros, o Centro de Formação Profissional voltado à capacitação dos jovens para inserção no mercado de trabalho e, também, para o empreendedorismo, dando suporte à criação de pequenos negócios, além da oferta de cursos tecnológicos. “Nas escolas técnicas, vamos aproveitar talentos, vocações, estimulando e dando apoio ao empreendedorismo, nesse momento de crise, com muita gente desempregada, sem salário”, anunciou Amazonino Mendes.

Foto: Aguilar Abecassis 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta