Amazonas doa livros para a famosa Biblioteca do Congresso dos EUA

Livros publicados com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e exemplares da revista “Amazonas faz Ciência” (AFC) foram doados, nesta quinta-feira (21/3), para a Library of Congress, também conhecida como Biblioteca do Congresso Americano.A entrega dos livros foi feita pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, e recebido pela bibliotecária e representante da Library of Congress no Brasil, Marli Gomes Soares.

Na oportunidade, Márcia Perales destacou que a difusão da ciência é uma das linhas de ação da Fundação e ressaltou a importância da contribuição para a biblioteca. Reforçou ainda que ao longo de 16 anos a Fapeam já apoiou diversas publicações científicas, por meio de programas específicos para modalidade.

Library of Congress é a maior biblioteca do mundo, situada em Washington, nos Estados Unidos, possui mais de 170 milhões de publicações. Há 50 anos no Brasil, a biblioteca possui escritório no Rio de Janeiro.

Os livros são frutos de trabalhos e pesquisas desenvolvidos com o apoio da Fapeam, por meio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), cujo objetivo é apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital, produto (resultado) de pesquisa científica conduzida por profissional e financiada pela Fapeam e/ou agência de fomento nacional/internacional.

Os livros faziam parte de um acervo da Fapeam, constituído a partir da entrega de exemplares à Fundação, pelos autores de obras apoiadas. Parte dessa produção também é destinada a bibliotecas públicas.

FOTO: Érico Xavier

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta