A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou na manhã desta quarta-feira, 11/9, a concessionária Águas de Manaus pela ausência de comunicação aos usuários sobre o desabastecimento de água ocasionado pelo vazamento da adutora de 500 milímetros da rua Raul de Azevêdo, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.
O vazamento foi identificado pela concessionária na manhã de terça-feira, 10, e os trabalhos corretivos se prolongaram até a tarde desta quarta-feira, no entanto, a empresa, conforme registros da Ouvidoria da Ageman, não comunicou amplamente o problema aos usuários dos bairros e comunidades afetadas com o desabastecimento.
No bairro de Santo Antônio, os moradores somente tomaram conhecimento dos motivos da falta d´água quando avistaram as máquinas nas ruas e o buraco aberto pela concessionária para conter o vazamento.
O presidente da Ageman, Fábio Alho, destaca que o Contrato de Concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, celebrado entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Águas de Manaus, e seus respectivos aditivos, determina que é obrigação da concessionária promover amplo aviso prévio e medidas mitigadoras no sentido de reduzir os impactos da falta da prestação do serviço junto aos usuários.
“Identificamos que o reparo dessa adutora se prolongou por mais tempo do que se esperava e o usuário não foi devidamente informado pela empresa sobre os prazos de restabelecimento do serviço ou de eventuais medidas tomadas. Recebemos em nossa ouvidoria e nos nossos canais de comunicação diversas reclamações e com a nossa cidade enfrentando dias muito quentes tudo se agravou. Estamos notificando a concessionária para que ela nos explique as providências tomadas em relação aos fatos denunciados pelos usuários e constados pela agência”, afirmou Fábio.
Conforme a notificação, a empresa tem um prazo de dez dias para esclarecer os fatos junto à Ageman.
Ponta Negra
Além do problema ocorrido no bairro Santo Antônio, a equipe da Ageman também acompanhou o reparo feito na rede de 150 milímetros na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, e que apresentou vazamento ainda na terça-feira, 10. O serviço foi concluído na tarde de ontem e o fornecimento de água tratada para as áreas adjacentes já foi normalizado.
OUTRO LADO
A Águas de Manaus informou em nota que, desde a manhã de terça-feira (10), vem comunicando a população sobre a manutenção emergencial que precisou ser realizada em uma adutora de 500 mm no Santo Antônio, informando por meio de publicações em redes sociais, veículos de imprensa e site institucional da concessionária. Além disso, a Águas de Manaus se manteve à disposição da Ageman para esclarecimentos sobre os serviços no local, incluindo o acompanhamento de técnicos da agência nos locais das obras. A concessionária ainda utilizou carros pipa durante o período para abastecer os bairros que ficaram com o abastecimento afetado.
A Águas de Manaus informa, ainda, que os serviços de manutenção no bairro Santo Antônio, já foram concluídos no início da tarde de ontem (11). O abastecimento nos bairros da região também já foi normalizado ontem à noite. A Águas de Manaus agradece a compreensão e paciência da população e reforça que, qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
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