O maior ganhador de eleições majoritárias do Amazonas retirou-se definitivamente da política partidária e não se envolverá mais nas disputas pela prefeitura de Manaus e pelo governo do Estado. Apesar de manter um grupo de eleitores fiéis, que o acompanharia em qualquer empreitada, o “Negão” está definitivamente recolhido aos livros, às conversas na varanda de sua bela casa no Tarumã e ao inseparável dominó. E já entrou para o lendário político, com histórias e estórias em uma trajetória de sucesso.
O recolhimento ficou evidente quando ele foi procurado, na semana passada, pelo deputado Hissa Abrahão, que queria levá-lo ao encontro do PDT, realizado no último sábado, durante o qual o jovem parlamentar foi apresentado formalmente como presidente estadual da legenda, à qual Amazonino ainda é filiado. O velho comunista – como se refere a ele a música “Vermelho”, do parintinense Chico da Silva – recusou o convite educadamente e permitiu apenas que divulgassem sua simpatia pela candidatura da nova liderança.
Amazonino completará este ano 77 anos de idade. Entrou para a política relativamente tarde, aos 43, quando foi nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho. Elegeu-se governador em 1986, 1994 e 1998. Foi prefeito da capital novamente em 1992 e 2008. E exerceu o mandato de senador por menos de dois anos, entre 1991 e 1992.
Sofreu apenas duas derrotas eleitorais em 30 anos de vida pública: em 2004 perdeu a prefeitura de Manaus para Serafim Corrêa e dois anos mais tarde foi derrotado por Eduardo Braga para o governo.
Sua última aparição pública ocorreu em 2014, quando declarou apoio a Braga na eleição para o governo. De lá pra cá, dedicou-se aos bastidores. No ano passado perdeu a esposa, Tarcila Negreiros, que conheceu na militância de esquerda, durante o regime militar.
Advogado e leitor voraz, concentrou poder como nenhum outro político no Estado e é o responsável direto pelo lançamento no cenário político de figuras como o senador Omar Aziz e o governador José Melo. Não foi ele quem lançou Eduardo Braga na vida pública, mas catapultou a carreira deste ao escolhe-lo companheiro de chapa à prefeitura de Manaus em 1992.
O “Negão” deixa como seu principal legado a Universidade do Estado, que criou em seu último governo. E é o responsável por uma penca de obras realizadas em Manaus e no interior. Polêmico e contestado pelos opositores, protagonizou disputas homéricas e gafes históricas, como o famoso vídeo em que discute com uma moradora de área de risco.
O blog já criticou muito Amazonino. Mas hoje é dia de história e ninguém permeou mais a história do Amazonas nos últimos 40 anos do que este filho de Eirunepé.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Este post tem 25 comentários
Grande politico, cidadao consciente, amigo fraterno, governante inovador e audacioso, humanista, verdadeiramente, e idealista. Tem muita historia pra contar.
Um grande AMAZONENSE, nunca tive o prazer de trabalhar ao seu lado, mas hoje tenho o prazer de ser seu adimirador e amigo. Um estadista, humano e conhecedor do Amazonas.
sem duvidas um grande estadista e o Amazonas tem um divida de gratidao a essa grande homem, sua historia diz tudo eterno Governador Amazonino, Quem Deus lhe de muitos anos de vida, pois precisamos muitos dos seus ensinamentos nos que estamos no inicio da vida publica.
Um Estadista. Um Amazônida por natureza e opção. Um currículo invejável de obras e realizações. Talvez não seja mais candidato, mas com certeza será sempre consultado por todos que gostam da Política na sua essência. Ave Amazonino!!
Vai hotar wandoo dalas silas quer tua alma.
Não o conheço pessoalmente, porém, acompanhei a sua trajetória política, o Grupo Especial de Obras criado por ele na década de 80, foi o marco histórico, que alavancou a caminhada rumo ao Governo em 1986, naquela época, houve rompimento do grupo, Arthur de um lado Amazonino do outro, claro com o apoio do Gilberto, Amazonino foi eleito Governador, para o Senado, tomaram a eleição do MÁRIO FROTA. Amazonino decepcionou, quando renunciou ao Senado, dando a vaga a um paulista Gilberto Miranda.
O AMAZONAS AGRADECE PELOS SEUS GRANDES FEITO. PARA ESSE ESTADO MARAVILHOSO. VAMOS SENTIR MUITAS SAUDADE DOS GRANDE DEBATE NA TV. LEMBRO DE UM FATO OCORRIDO NO DEBATE ELE DISSE PARA O OMAR QUER ME ENSINAR A FAZER. POLITICA E ADMINISTRA NISSO O OMAR ABAIXOU A CABEÇA E SE CALOU.
Gosto do Negão, mas nunca consegui uma entrevista para meu Programa no quadro”Papo Solto”… Boralá Negão!
Lembro de uma frase durante a campanha de 2014: “Se eu tivesse três milhões de votos, daria todos ao companheiro Praciano”. Discurso de apoio à chapa majoritária capitaneada por Eduardo, Rebecca vice e Praciano senador
Amazonino Mendes um Homem de Lutas e Glórias por Manaus e nosso Amazonas..Grande Estadista..ser Humano incrível..Deus o proteja sempre, forte abraço.
Uma das maiores cabeças pensantes do nosso estado, acertou muito, errou na escolha de alguns aliados, pagou o preço, teve seus momentos de popularidade, hoje contestado por alguns pela ultima passagem nao tao brilhante pela prefeitura, mas com toda certeza deixou um legado enorme.
Leso é quem acredita em político e acha que não volta, claro que o Amazonino volta pois não existe liderança e iniciativa de melhor no Amazonas que nem ele. Please por obséquio vooooolllta Negão, tô contigo e não abro.
Se tu girar na roda do destino em que vai votar vou votar no Amazonino……
Cresci ouvindo essa canção aqui em Manacapuru! !
Vou ficar com a frase do grande jornalista Jó Soares político só aponsenta quando morre Amazonino e Amazonino e o cara !!
Este homem eu tive a honra de conhecê-lo pessoalmente, probo, honesto, sincero, dedicado, empreendedor, futurista e por ai vai. Suas atitudes e decisões sempre foram acima da média nunca houve e nunca haverá um político como AMAZONINO MENDES vai fazer falta neste cenário negro que hora o Brasil atravessa mas com toda certeza o NEGÃO tem nas mãos as soluções destes problemas. Parabéns MESTRE DOS MESTRES a saudade se junta ao nosso irmão e amigo RIBEIRO que o SENHOR DEUS chamou para prestar contas e serviços no CÉU.
Deste que o considera um grande amigo.
SNIPER ! NUNCA ERREI UM ÚNICO TIRO !
Lembro da primeira vinheta que dizia:
Vejo girar a roda do destino,
Sei que vai voltar, Até breve, Amazonino…
Um exemplo de politico para o Amazonas , o meu motivo de me filiar ao Democratas-am, sou seu fã. Obrigado Negão
Meus agradecimentos ao ex-governador Amazonino Mendes pelos serviços prestados ao nosso querido Amazonas.
Menos um rato para roer os cofres do nossoo combalido estado….infelizmente político é como todas as outras pragas…vai um vem dezenas….vai tarde Negāo…
Senhor editor, o poeta Chico da Silva ao dizer que “O velho comunista se aliançou” estava fazendo uma referência direta ao antigo proprietário do Comuna’s Bar, senhor Hara, já falecido, que declarou seu amor ao boi Garantido e caracterizou todo o bar com a cor vermelha.
Meu conterrâneo de Eirunepé. Grande homem
Sou muito mais novo que ele, mais desde quando me entendi por gente q vi esse ‘cabôco’ elevar o nome do Estado do Amazonas e trabalhar por este virilmente e deixa seu nome gravado na Historia do Amazonas nao por morte,mais pela garra que sempre demonstrou pelo seu povo!!! Negao, deixa aos futuros politicos seu marco contraditorio?- de quem entre erros e acertos nunca deixou de lado aqueles que sempre confiaram seu voto! PARABÉNS NEGAO pela sua honrosa passagem frente ao nosso Estado.
Jamais será esquecido por tudo que fez pelo Amazonas, obrigado por tudo Negão.
A visão de um LÍDER inclui o otimismo e a esperança. Porém, uma visão sem ação é apenas um sonho, já uma ação sem visão também é inútil, pois se constitui apenas num passa-tempo. Contudo, quando se tem uma visão de futuro e das possibilidades, acompanhada de ação planejada e sistemática, isso faz uma grande diferença e causa profundas transformações. Visão envolve a habilidade executiva de um LÍDER eficiente como assim o AMAZONINO MENDES é, não apenas deve planejar seu trabalho, mas realizá-lo com habilidade.
Parabéns AMAZONAS por este GRANDE LÍDER POLÍTICO.
Devia ter ficado ..
Agora tá querendo ser governado .
Assumiu a 11 meses e a primeira coisa que fez foi contra 2 lanchas de 2 milhões.
Povo burro que acredita nesse fresco ..