Advogado propõe soluções para gerar melhorias para Iranduba

Autor da denúncia que agitou a Câmara Municipal de Iranduba, mas acabou arquivada com o voto da ampla maioria dos vereadores, o advogado Ricardo Gomes foi convidado pela Prefeitura de Iranduba a indicar soluções para o município e decidiu aceitar o desafio, para provar que não estava querendo simplesmente tumultuar a administração local.

Aproveitando que os ânimos foram serenados na política local, ele propôs uma mobilização  para Planejar o ano de 2018.
Dados oficiais demonstram que problemas crônicos podem ser resolvidos, ou pelo menos encaminhados, com iniciativas até simples, da Prefeitura em conjunto com a Câmara de Vereadores.
Uma delas é a atualização do Código Tributário, para modernizar os perfis dos contribuintes e os serviços que devem ser tributados, com possibilidade de arrecadar até R$ 5 milhões no próximo exercício.
Gomes propõe ainda o lançamento de um Programa de Refinanciamento de Tributos Municipais, vencidos desde 2013, para expurgar os encargos punitivos da mora e ajustar o reequilíbrio das contas públicas da cidade, num patamar que o contribuinte possa pagar. Isso pode gerar, segundo ele, mais R$ 13 milhões de reais em 2018.
Outra iniciativa proposta por ele é a revisão dos licenciamentos dos loteamentos do município, considerando que é público e notório que vários processos administrativos foram elaborads sem critério e deixam riscos enormes pela falta de qualidade na infraestrutura, principalmente no fornecimento e tratamento de água, na coleta, tratamento e destinação final do esgoto, e no planejamento de itens básicos do dia a dia, como a coleta de lixo, o transporte público, o acesso à saúde e à educação básica.
São cerca de 40.000 lotes novos que, se não tiverem uma política pública gerenciadora, correrão, em pouco tempo, risco de problemas coletivos irreparáveis.
Iranduba deverá ser o Município de maior crescimento no Amazonas nos próximos cinco anos, com a conclusão da AM 10, da Cidade Universitária, com um andensamento populacional que aponta para uma Cidade com mais de 150.000 habitantes, vindo a se tornar a segunda maior do Estado, com uma grandeza de problemas administrativos diários na mesma proporção, em curtíssimo espaço de tempo.
Problemas como os de segurança, da necessidade de um novo e amplo hospital, de um transporte coletivo farto, decente e em preço justo, vão se somar ao novo presídio federal, ao novo aeroclube, a um mini distrito industrial.
“Iranduba precisa olhar pra frente mirando no pára-brisas e não no retrovisor; necessitando de pensamentos e projetos grandes e não de pensamentos pequenos. Precisa do melhor: dos melhores profissionais com a melhor formação, com as melhores ideias, os melhores projetos e as melhores leis, para gerar a melhor qualidade de vida”, conclui ele.
Gomes já expôs os planos aos vereadores, na Câmara Municipal local. Sobre as denúncias que apresentou, ele disse que caberá agora aos órgãos de fiscalização apreciá-las, depois que a Câmara as derrubou. “Uma coisa não inviabiliza a outra. Quero ver as coisas correrem corretamente, mas não me recuso a trabalhar com a Prefeitura para melhorar o município”, disse ele.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta