A uva passa e o Joãozinho

Por Heloísa Xaud*

Desde pequena, a uva nunca pensou em se tornar passa nem em seus piores pesadelos
isso seria possível. Sempre frondosa, espalhafatosa e elegante nas serras gaúchas na Europa ou no Chile, nossa querida uva sempre foi o alvo das atenções dos ricos, poderoso e mais elegante do Mundo.
Certo dia, Joãozinho garoto esperto e moleque que morava La na Beira do Rio, chegou para os amigos e disse: na minha casa vai ter uma festa de Natal com produtos importados porque meu pai vai ganhar uma linda cesta de seus patrões. Na verdade ele se meteu foi numa encrenca danada porque com a recessão, falta de dinheiro e escassez de mercado, seu pai simplesmente ganhou um pacotinho de uvas, daqueles que vendem nos supermercados.

Joãozinho, desesperado e tentando encontrar uma saída, pegou as uvas e colocou em baixo do colchão, no intuito de encontrar uma solução para sua grande mentira. Os dias foram passando e o menino não encontrava uma saída, até que na noite de natal quando os amiguinhos chegaram à porta de sua humilde casa para conhecer o tal produto importado, Joãozinho correu até seu colchão para pegar as uvas que ele havia
escondido. Quando o menino estava revirando o colchão para pegar suas uvas, sua mãe grita: Passa fora daqui menino. Eureca……Joãozinho pega as uvas, já secas, esturricadas e com cheiro de colchão velho e grita aos amigos: Viram, meu pai trouxe passas importadas para o Natal.

Bom esse menino né …..E assim….mais um causo inventado nesse natal, afinal a uva passa não está encalhada graças ao Joãozinho. E Joãozinho…..até a uva passa e você ficou de recuperação.

Sabemos que a uva passa está presente na ceia de milhares de brasileiros. Contudo, ela
não é produzida em nosso país em escala industrial. E adivinha como ela vem parar na sua mesa? Seria o Joãozinho o maior produtor de passas?

O Chile é um país com clima perfeito para a produção de uvas, mas ainda assim muitos dos cachos não atingem o padrão de qualidade para a exportação. Sendo assim, as frutas menores, menos pesadas e volumosas passam por um processo de secagem completamente ecológico. As uvas são espalhadas por esteiras e colocadas no sol por algumas semanas até virarem as conhecidas uvas passas. Depois de todo esse percurso para virar uva passa, vale a pena dar uma chance para a frutinha!

*A autora é Mestra em Psicologia Social das Organizações Psicologa e Ouvidora da Fundação Alfredo da Matta

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta