A menos de 24 horas do final do prazo, 44 gestores ainda não enviaram prestação de contas ao TCE

Um total de 44 gestores públicos do Amazonas deixou para última hora para enviar, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), por meio do sistema E-Contas, a prestação de contas referente ao ano de 2017. O número representa 13% do total de 351 órgãos públicos que são obrigados a informar a sociedade como gastaram o dinheiro público.

O prazo para o envio, pela internet, encerraria no último dia 31 de março, mas foi prorrogado pela presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, até as 23h59 desta segunda-feira (2/4), em virtude do feriado da Sexta-Feira Santa.

Do total de 351, 307 órgãos já prestaram contas eletronicamente por meio do sistema e-Contas do TCE-AM, entregando a documentação (balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, os balancetes mensais, entre outros), que informa como usaram a verba pública.
Entre os pendentes até as 14h desta segunda estão 19 órgãos do Governo do Estado, nove órgãos da administração direta e indireta dos municípios do interior, um órgão da Prefeitura de Manaus, seis Câmaras Municipais e 11 Prefeituras. A partir de meia-noite, quem não entregar a prestação de contas poderá ser multado pelo atraso.
Acompanhamento on-line

Pela primeira vez, o TCE-AM disponibilizou à sociedade um link para o acompanhamento em tempo real do envio das prestações de contas ao Tribunal de Contas. Segundo a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, essa foi a forma que sua administração encontrou para deixar o processo o mais transparente possível para a população. O sistema de consulta foi disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin).

Para acompanhar a status de cada órgão, basta acessar o endereço eletrônico. https://econtas.tce.am.gov.br/eContas/pages/relatorio_econtas_jurisdicionado.jsf

Foto: Ana Cláudia Jatahy

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta