Visa Manaus inutiliza nada menos que 298 quilos de carne estragada no Frigo Um

No segundo dia de fiscalização em supermercados, nesta terça-feira (21/3), para vistoriar as condições das carnes comercializadas na cidade, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inutilizou 298 quilos de produtos totalmente impróprios para consumo no supermercado Frigo Um, localizado na rua Tefé, bairro Raiz, zona Sul da cidade. Se fossem consumidos, esses alimentos poderiam causar DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) como gastroenterite, por exemplo.

Além do auto de apreensão e inutilização, o supermercado foi autuado e terá três dias úteis para apresentar defesa. Caso não seja aceita, o estabelecimento sofrerá as sanções legais, que incluem multa que varia de 100 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 9.984,00 a R$ 39.936,00.

“É exatamente para coibir esses riscos que o prefeito Arthur Neto e o prefeito em exercício, Marcos Rotta, determinaram que a fiscalização seja realizada com todo rigor, observando os mínimos detalhes. O que estiver em desacordo com as normas sanitárias deve ser imediatamente retirado de venda. Não vamos permitir que a população seja exposta a problemas de saúde causados por alimentos sem condições de consumo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A equipe de fiscais se surpreendeu com a quantidade e condições dos alimentos apreendidos. O mais grave que eles encontraram foram 26 quilos de mocotó visivelmente impróprios para consumo. “Esse produto não passou por nenhum tipo de tratamento, ainda tem pelos do animal, inclusive alguns com lesões, além do mau cheiro que exalam. Não há sequer a procedência”, constatou o médico veterinário da Visa Manaus, Carlos Carneiro.

Foram apreendidos e inutilizados 210 quilos de frangos da marca Sadia descongelados; 12 quilos de peito de frango a granel, com coloração visivelmente alterada; sete quilos de salsicha tipo hot dog; 12 quilos e meio de linguiça calabresa a granel e 20 quilos de linguiça calabresa em bandejas de isopor; 26 quilos de mocotó. Os fiscais ainda recolheram ao depósito, 37 pacotes de 2,5 kg de linguiça calabresa para aguardarem a análise do laboratório.

A Prefeitura decidiu intensificar esse tipo de fiscalização a partir das denúncias da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (17/3) e que está investigando 40 empresas do setor de frigoríficos no país.

A equipe da Visa Manaus também esteve na loja do supermercado Carrefour localizada na avenida Umberto Calderaro, zona Centro-Sul, mas não encontrou irregularidades, apenas fez coleta de material por amostragem, procedimento de praxe na fiscalização. Na segunda-feira, a fiscalização esteve nos supermercados Nova Era (avenida Torquato Tapajós), Pátio Gourmet (avenida Djalma Batista) e DB (avenida Umberto Calderaro).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta