Via sacra

Por Ronaldo Derzy Amazonas*

A Via Sacra nada mais é do que perfazer mental ou fisicamente o trajeto que o Filho de Deus  percorreu denominado Via Crucis ou caminho da cruz que vai desde o Pretório até o Calvário, meditando sobre a Paixão de Jesus.

Durante toda a Quaresma, os católicos além de praticar os três exercícios e sacrifícios mais comuns e próprios dessa época de preparação para a Páscoa do Senhor que são o jejum, a oração e a caridade confirme escrito em Mateus 6,1-8.16-18, somos instados para, especialmente nas sextas feiras, realizarmos a Via Sacra seja nos grupos de oração, nas igrejas ou em família, como forma de experimentarmos apenas como exercício espiritual ou como algum sacrifício que nos faz crescer na fé, rememorando o sofrimento de Jesus na Cruz.

A Via Sacra também denominada Via Dolorosa, tem origem na época das Cruzadas e é uma reprodução, no Ocidente, do que se realizava na Terra Santa quando os fiéis repetiam o caminho sagrado que Jesus atravessou durante sua Paixão.

Esse percurso da Paixão estabelecido em forma de estações ou paradas, teve sua definição da forma com hoje reproduzimos com catorze etapas, apenas no século XVI e de lá para cá pouca coisa mudou.

Portanto, o exercício da Via Sacra é para os cristãos católicos a oportunidade real e benfazeja de nos encontrarmos com o sacrifício da cruz e meditarmos vivamente a cada passo ou estação percorrida, com a rica história de dor, perdão e holocausto pessoal vivido por Jesus para atender à vontade do Pai de se entregar e morrer por cada um de nós.

O exercício da Via Sacra nos faz acreditar que depois da Paixão e morte nos depararemos com o túmulo vazio pois o Cordeiro imolado ressuscitará no Domingo de Páscoa para o gáudio  da humanidade que se beneficiará dessa Paixão, morte e ressurreição do nosso Salvador.

Pratiquemos pois esse exercício de penitência e de reforço na fé e estaremos experimentando algo de extraordinário em nossas vidas nos encontrando vivamente com o caminho que conduz a Deus.

Amém!

*O autor é empresário, farmacêutico e líder do movimento dos trabalhadores da Saúde

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta