Vereador propõe padronização dos táxis que circulam em Manaus

O vereador Professor Gedeão Amorim (PMDB) protocolizou o Projeto de Lei (PL) 110/2017 que prevê a melhor padronização dos taxistas que circulam em Manaus. Pela proposta, os veículos deverão receber faixas pintadas nas laterais e teto para melhor identificação dos usuários e auxiliar na segurança dos motoristas.

Entre as justificativas para a mudança, de acordo com o vereador, estão a segurança, a regularização e a identificação dos carros. Atualmente, os veículos que têm a autorização para fazer o transporte de passageiros são padronizados apenas pela cor branca e, em alguns casos, o táxi possui impresso nas laterais o nome  da associação ou cooperativa da qual faz parte.

 “O objetivo desse projeto de lei é regularizar a identificação dos táxis que circulam na cidade de Manaus uma vez que a falta de uniformização gera a insegurança e desorganização. A identificação vai gerar benefícios para todos”, justificou Gedeão.

A mudança, também, ajudará na fiscalização de veículos que atuam clandestinamente em Manaus. “Com isso o transporte de passageiro clandestino também será coibido e caberá a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) regulamentar as adequações e fiscalizar as alterações na identificação”, explica Amorim.

As experiências de outras cidades sobre a questão embasaram o projeto de lei do vereador. “A experiência de cidades como Bogotá na Colômbia (referência no serviço de transporte urbano) e Brasília, nossa capital federal mostram que a personalização dos táxis, resultou na melhoria da segurança no serviço de transporte individual de passageiros”, concluiu Gedeão.

Assaltos constantes

Um levantamento do Sindicato dos Taxistas do Amazonas (Sintax-AM), divulgado no ano passado na imprensa, apontou que pelo menos dez assaltos são registrados por dia em Manaus. O mesmo estudo mostrou que em 60% dos casos os crimes são cometidos no período da noite.

Ainda segundo entrevistas dos representantes do Sintax-AM, o risco de ser assaltado e a insegurança no trânsito tem levado alguns taxistas a abandonarem o trabalho noturno e até evitar algumas áreas da cidade.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta