Vai começar neste final de semana o festival de pesquisas, mas há enquetes ilegais circulando na internet

Os institutos de pesquisa locais começam a divulgar neste final de semana os primeiros levantamentos referentes à eleição suplementar que vai escolher o novo governador do Estado. As empresas #PESQUISA365 e DMP anunciaram que até domingo devem revelar os resultados de sondagens completas feitas em Manaus e no interior. Na semana que vem o Instituto Diário e a Action Marketing devem também se manifestar.

Há pesquisas na rua dos novatos Intake e Pontual. Á exceção da DMP e do Instituto Diário, que são ligados, respectivamente, à Rede Tiradentes de Rádio e Televisão e à Rede Diário de Comunicação, todos os outros prestam serviço a algum candidato a governador.

Há uma enorme curiosidade entre políticos, empresários e comunicadores para saber como devem vir estes primeiros números, depois que as coligações foram fechadas. O problema é que muitos perfis em redes sociais ou sites de informação têm se arvorado a realizar enquetes sem valor científicos, que são proibidas pela legislação eleitoral, ou levantamentos “fakes”, como o que circulou no início da semana, atribuído ao Ibope.

O instituto paulista, que é o maior do Brasil, negou que tenha divulgado o levantamento e repudiou a divulgação. Como foram sites e perfis ligados ao candidato Amazonino Mendes que fizeram a divulgação, atribui-se à coligação a iniciativa de viralizar a informação falsa, a fim de beneficiar o ex-governador, já que ele aparecia em primeiro lugar e seu principal adversário, o senador Eduardo Braga, era rebaixado para a terceira posição.

Seja como for, é bom ficar de olho nestes levantamentos, procurando saber a quem os institutos prestam serviço. Infelizmente, o Amazonas tem um histórico de divulgação de pesquisas manipuladas para beneficiar candidaturas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta