Agências do Itaú são autuadas por não instalar portas giratórias

Três agências bancárias do Itaú, localizadas no Centro, zona Sul, foram autuadas por falta de portas giratórias de segurança, na manhã desta quinta-feira, 9/8, durante blitz da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), em parceria com o Procon Amazonas e Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM). As unidades têm um prazo de dez dias para apresentar defesa.

A fiscalização foi em resposta à denúncia de clientes quanto à falta de portas giratórias e à demora no atendimento, em desrespeito às leis municipais nº 2006/2015 e nº 167/2005, respectivamente.

“Diariamente o Procon recebe denúncias sobre descumprimento da legislação de amparo aos consumidores por parte de agências bancárias, principalmente sobre a ‘Lei das Filas’, que disciplina o tempo de espera para que os clientes sejam atendidos nos caixas”, disse o diretor do Procon Manaus, Renato Oliveira.

Ele destacou, ainda, que a porta giratória — equipamento obrigatório previsto por lei municipal — não é para ‘barrar’ clientes e usuários dos bancos, mas como instrumento para promover maior segurança a todos.

As portas giratórias – ou porta de segurança com detectores de metais – nos bancos são uma reivindicação antiga dos trabalhadores, unindo bancários e vigilantes. A Lei Municipal nº 2006/2015 é a que torna obrigatória a instalação de porta giratória com detector de metais nas agências bancárias de Manaus. A lei não se aplica aos bancos instalados em empresas privadas e órgãos públicos.

Os dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontam que assaltos a bancos diminuem em bancos com portas giratórias. Há também a existência de uma porta auxiliar para garantir o acesso da das pessoas com deficiência, obesos, gestantes, além de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

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