Tem alguém te tirando do sério?

Por Ismar Sahdo*

No teu local de trabalho, na faculdade, na escola, na igreja,… você conhece alguém de nariz empinado, arrogante e que te tira do sério? Você tem dormido noites e noites com essa pessoa na cabeça e tem tido acessos de raiva, sonhos e desejos de vingança? Você também tem resistido e não quer dar o braço a torcer porque não admite de forma alguma se humilhar para tal pessoa? Você tem combatido a arrogância com arrogância? E em conseqüência disso você tem ficado, também, sem paz?

Sabe uma coisa que me acalma quando me encontro nessa situação? Você quer saber? Então continue lendo…

É quando me lembro das palavras ditas por Jesus a Pedro quando da sua prisão pelos soldados romanos. No momento da prisão Pedro tentou defender Jesus com a sua espada, mas Jesus lhe disse: Pedro, guarda a tua espada… Tu achas que, neste momento, eu não poderia orar ao meu Pai e Ele colocaria à minha disposição mais de doze legiões de anjos para combater em meu favor de maneira que não ficasse uma viva alma de pé pra contar a história? – a resposta, claro, que é SIIIIM!

E em que isto me conforta e me acalma?

Veja que Jesus tinha o poder, se quisesse, de esmagar todos os seus inimigos e sem o risco de sofrer retaliação. Ele, porém, preferiu o caminho da humilhação, o caminho da cruz. Ora, saber que JESUS, que é Senhor e detentor de TODO O PODER, em podendo utilizar esse poder a seu favor e contra os seus inimigos, escolheu não fazê-lo; saber que Aquele que é exaltado acima de tudo e de todos, sendo, portanto, o único que legitimamente poderia sustentar um espírito orgulhoso, não foi arrogante e nem vingativo, antes se humilhou e se submeteu aos seus algozes, não os resistindo, não revidando, não pagando o mal com o mal; isto nos conforta, nos acalma e nos faz desistir de usar o poder da nossa ira vingativa para esmagar os nossos piores desafetos. Aqui se desfaz todo o orgulho. Aqui morre todo o desejo de vingança. Nosso desejo e escolha passam a ser outros. Nossa escolha passa a ser a da não-vingança, a da não-resistência ao perverso. E essa escolha passa a não ter mais, para nós, uma conotação humilhante ou vergonhosa, mas virtuosa. Passamos a desejar esse caminho. Pois ficamos sabendo também que esse é o caminho da paz do nosso coração. O perverso também perde o poder de, pela nossa raiva, nos fazer seus reféns, visto que ficar magoado contra tais pessoas é trazê-las para dentro do nosso quarto para dormir conosco todos os dias na nossa cama.

Portanto, como disse Jesus: se alguém quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz, e siga-me. Este foi o caminho de Jesus e este é o caminho que ele nos propõe, isto é, o caminho da cruz, que é também o caminho da sabedoria e da paz.

*O autor é professor e funcionário público

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta