Técnicos do Banco Mundial visitam áreas de risco em Manaus

Como parte da programação do workshop “Resiliência Urbana no Planejamento Estratégico Manaus 2030”, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) visitaram nesta sexta-feira, 20/10, algumas áreas de risco da capital para análise de possíveis projetos em infraestrutura resiliente. A programação do último dia do evento, também contou com palestras, mesa de debates e cases sobre o tema.

“Nós estamos escrevendo a carta consulta junto ao Banco Mundial, que está aqui com seus técnicos, e estamos analisando as possíveis áreas que podem ser eleitas dentro do nosso projeto”, ressaltou o secretário municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Lourival Praia.

O projeto pioneiro no Brasil tem a visão de impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que hoje vivem em áreas de risco nas zonas Leste e Norte de Manaus. “A intenção é fazer investimentos para melhorar a condição de vida da população”, concluiu o secretário.

O planejamento estratégico “Manaus 2030”, que prevê as ações futuras da capital amazonense, do ponto de vista orçamentário, para os próximos 12 anos, e agora ganha o reforço da equipe do Banco Mundial. Proposto pela própria instituição financeira internacional, o evento pretende incluir no planejamento estratégico da capital, ações de planejamento urbano.

“A ideia dessa visita é sair do escritório e conhecer um pouco a realidade local, os desafios em que a cidade está inserida, entendendo como ela é e como vivem as populações situadas em áreas de risco, analisando como poderíamos contribuir para uma melhoria”, afirmou Frederico Pedroso, especialista em Gestão de Risco de Desastres do Banco Mundial.

A expectativa é de que a operação de crédito, na ordem dos U$ 150 milhões, possa ser aprovada ainda este ano, uma vez que o Bird já demostrou interesse na ação.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta