Sindicalista denuncia A Crítica e Em Tempo em sessão na ALEAM

Durante Sessão Especial em comemoração ao Dia da Imprensa (1º/06), ontem, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM), Auxiliadora Tupinambá, denunciou publicamente o descaso dos empregadores com o trabalhador jornalista nos veículos da Rede Calderaro de Comunicação e no Grupo Raman Neves, que não pagam o salário em dia com atrasos de até 20 dias além do previsto na legislação.

“Neste momento de comemoração é preciso também nos solidarizarmos aos colegas que trabalham nos veículos da Rede Calderaro de Comunicação e no Grupo Raman Neves que cumprem seu dever sem direito à dignidade do salário em dia. Não é exagero dizer que hoje tem jornalista passando fome e, ainda assim, levanta-se para trabalhar”, afirmou a presidente do SJPAM.

Dora Tupinambá destacou ainda situações reais vivenciadas pelos jornalistas nas redações dos veículos de comunicação como problemas físicos, emocionais e psicológicos por conta da situação de atrasos salariais.

“Colegas sofrem de ansiedade e crises nervosas por não saber se vão poder alimentar seus filhos, se vão manter água e luz em casa, ou se vão conseguir negociar com seus credores uma vez que não há diálogo, um esclarecimento, previsão ou cronograma de pagamento respeitado por parte dos empregadores”, destacou.

O apelo foi feito também ao presidente da Comissão do Trabalho da ALEAM, deputado Dr. Gomes, para que ajude a cobrar uma situação digna de trabalho aos profissionais do jornalismo amazonense, e ao Ministério Público do Trabalho, diante das várias denúncias já protocoladas junto ao órgão.

O deputado Luiz Castro, presente à sessão, referendou a palavra da presidente do SJPAM. “Nós estamos ainda num ambiente que não é verdadeiramente democrático em relação à liberdade de imprensa e do exercício da profissão de jornalista. E é preciso ter essa consciência, para que essa situação melhore, e não piore ainda mais, como alguns setores querem que piore”, argumentou.

A sessão especial foi requerida pelo deputado Cabo Maciel (PR) e homenageou os jornalistas amazonenses Manoel Marques, falecido no início de junho, cuja placa de homenagem póstuma foi entregue à sua esposa Maria Cilene Rodrigues da Silva; Auxiliadora Tupinambá; Edilene Mafra Mendes de Oliveira; Francisca do Valle; Cleo Pinheiro; Dudu Monteiro de Paula; Clayton Pascarelli Filho; Jerson Aranha; e Walter Luiz Correia.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta