Serafim defende reajuste anual da tarifa de ônibus em Manaus

Ex-prefeito de Manaus, o deputado Serafim Corrêa (PSB) disse que o melhor caminho para solucionar o problema ocorrido todas as vezes que se aumenta a tarifa de ônibus, em Manaus, é um “pacto de governança”.

Pisando em ovos, por ser da bancada que apoia o governador José Melo, ele fez uma crítica discreta ao prefeito Arthur Neto: “Claro que a responsabilidade é do prefeito, que tem que se unir com as instituições e não tomar uma postura egocêntrica. Com essa predisposição,  as coisas ficam muito difíceis”.

“Quando fui prefeito de Manaus por quatro anos, lidei com esse problema e devemos encará-lo com o espírito do Pacto de Governança”, afirmou. Serafim acredita que a tarifa deve ser reajustada anualmente, a partir de índices que fujam do controle local.

“Anualmente, a tarifa deve ser reajustada, mas a planilha é falha. Por exemplo, se cada um de nós fizermos uma planilha teremos um valor. A planilha depende da metodologia e dos números que a alimentam . Desse jeito, os empresários vão fazer uma planilha em que o valor vai resultar em R$8,00 e as entidades sindicais vão fazer outra em que o valor da tarifa será R$2,00. No meu entender, a planilha não é o caminho. O melhor caminho é você ter  índices que estejam fora do controle local”, disse.

Criticado também quando era prefeito, por não ter resolvido o problema do transporte, ele disse que usou dois critérios para definir a tarifa. Um deles resultava 40% em relação ao aumento do óleo diesel e 60% em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

“Se o INPC for 5%, 60% disso será 3 %, e se o reajuste do diesel for zero, o aumento na planilha seria somente de 3%. Esse, ao meu ver, é o caminho”, finalizou.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta