Semulsp notifica Eletrobras por geração irregular de resíduos

Representantes da concessionária de energia elétrica Eletrobrás Amazonas e da empresa Control estiveram na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), nesta terça-feira, 27/6, em atendimento à notificação expedida pela Prefeitura de Manaus, acerca da geração irregular de lixo nas ruas da cidade. 

Durante o último final de semana, a Semulsp realizou uma operação de remoção mecanizada em diversos locais da cidade para recolher material gerado pelas atividades da concessionária de energia. “Recebemos denúncias de moradores e acompanhamos algumas situações. Para evitar transtornos à população, a Semulsp recolheu o material e notificou o órgão”, explicou o subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças. 

A notificação se deu após o descumprimento de acordo anterior feito entre os órgãos, que estipulava prazo para o recolhimento do material gerado pelas ações de corte e poda, realizadas pela empresa Control, que presta serviço terceirizado à Eletrobras. Diante da notificação, a concessionária de energia elétrica se comprometeu a ceder novas caçambas para agilizar o serviço de remoção dos resíduos gerados por sua atividade. 

Por sua vez, a Semulsp ressaltou que intensificará as operações de fiscalização, inclusive com possibilidade de aplicação de multas para esses casos, contando com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). 

Resíduos de poda 

Segundo Rebouças, os resíduos de poda, além de obstruírem os passeios e calçadas da cidade, oferecem riscos aos pedestres. “Esse material, quando seca, nesse período de muito calor, pode pegar fogo. Sem falar que o acúmulo de poda em locais inapropriados pode formar lixeiras viciadas, por isso a Prefeitura de Manaus busca remover imediatamente esse material”, ressaltou. 

Durante o final de semana, as rotas de remoção passaram pela Avenida Beira-Rio, no Coroado (zona Leste); Alameda Cosme Ferreira (zona Leste), Conjunto Nova República (zona Sul) e diversas ruas do Centro de Manaus. 

Todo o material de poda recolhido pela Prefeitura de Manaus é levado para o Aterro Municipal. “A Prefeitura mantém um procedimento diferenciado para esses resíduos dentro do Aterro. Em vez de processar como lixo comum, esse material vai para a compostagem, para ser usado depois como adubo nas operações de plantio e jardinagem na cidade”, revelou Rebouças.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta