Semsa intensifica combate à malária nos Distritos de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre, nesta terça-feira, 25/4, a série de ações educativas programadas para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Malária (25 de abril). Em todos os Distritos de Saúde, sob a coordenação das equipes da Gerência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Gvae), serão levadas à população informações sobre a doença, visando ampliar a adesão a medidas preventivas, ao diagnóstico precoce e ao tratamento correto da malária.  As atividades seguem até sexta-feira, 28/4.

A Prefeitura de Manaus vai aproveitar a data comemorativa para destacar a importância do combate à malária no contexto das endemias amazônicas e a necessidade da vigilância permanente contra a doença.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, ressalta que a data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é oportuna para o compartilhamento de informações com a sociedade civil, visando o engajamento de todos no controle das condições de risco e na redução de casos.

“Apesar de se manter como um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, incluindo o Brasil, onde se concentra na região amazônica, a malária é uma doença evitável e tratável”, destacou o secretário.

Ainda de acordo com Homero, no cenário estadual Manaus tem papel fundamental nos processos de combate à doença porque a cidade possui significativa receptividade entomológica e vulnerabilidade para o processo de transmissão na área rural e algumas localidades urbanas.

O secretário diz que a conjuntura sócio-econômica que, entre outros problemas, favorece a ocupação desordenada de áreas de mata, propicia a disseminação da doença e a elevação do número de pessoas que adoecem. “A Prefeitura de Manaus tem buscado conciliar ações de diversos setores públicos em favor do controle da doença, por exemplo, associando ações de saúde e limpeza urbana”.

Segundo o Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep Malária), do Ministério da Saúde, em 2016 foram notificados, em Manaus, 8.476 casos de malária, número 0,3% menor que o registrado em 2015 (8.501).

Em 2017, até o momento foram notificados 1.631 casos de malária em Manaus, o que representa uma redução de 51,3% dos casos em relação ao mesmo período de 2016, quando houve 3.348 registros da doença.

Entre as principais intervenções da Semsa para o controle da malária estão o diagnóstico e o tratamento precoces com terapias medicamentosas combinadas; o uso de medidas de proteção, como telas nas portas e janelas, mosquiteiros impregnados com inseticida em áreas de risco, utilização de repelentes e roupas adequadas; além do controle químico através de pulverização residual com inseticida para controlar os mosquitos vetores.

As ações nos Distritos de Saúde incluem divulgação, orientação e educação em saúde com distribuição de material informativo, diagnóstico e tratamento da malária, busca ativa de pessoas com sintomas da doença, inquérito hemoscópico e termonebulização.

A malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, transmitido por mosquitos fêmeas, do gênero Anopheles. Os sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça e vômitos, que geralmente aparecem entre 10 e 15 dias após a picada do mosquito. Se não for tratada, a malária pode rapidamente tornar-se um risco de vida.

O Dia Mundial de Luta contra a Malária foi instituído pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a Assembleia Mundial da Saúde, na sexagésima sessão, em Maio de 2007.Programação

No Disa Oeste, a programação relativa ao Dia Mundial de Luta contra a Malária ocorre nesta terça-feira, 25/4, no Parque das Tribos (Tarumã), e vai até a próxima sexta, 28/4, no Ramal da Grama, Ramal do Baiano II, Condomínio Vivenda do Pontal, Parque das Tribos e Cidade das Luzes.

No Disa Leste, a programação também começa na terça, 25/4, com atividades no Acampamento Coliseu e na Marina do Davi. No dia 26/4, as ações se concentram na Escola Municipal Manoel Antônio de Souza (Colônia Antônio Aleixo). As atividades se encerram na sexta, 28/4, com ações no Acampamento Coliseu, Estrada do Brasileirinho, Ramal do Ipiranga, Estrada do Brasileirinho parte II, Ramal do Km 8 parte I (Brasileirinho), Ramal do Km 8 parte II (Brasileirinho) e Comunidade Canaã (Ramal do Ipiranga).

No Disa Rural, a programação também vai desta terça, 25/4, até o dia 28, no Ramal Bons Amigos (KM 26 da AM 010), Comunidade Novo Paraíso, Igarapé do Mariano (Km 8 do Cláudio Mesquita), Igarapé do Leão (Km 10 BR 174), Comunidade Abelha (Rio Tarumanzinho/Fluvial Rio Negro), Nossa Senhora de Fátima (Tarumã/Fluvial Rio Negro).

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta