Secretaria de Controle Externo está prejudicando andamento de processos no Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado, na gestão do atual presidente, Ari Moutinho Junior, tem procurado dar andamento mais célere às demandas, mas está esbarrando na atuação da Secretaria de Controle Externo (Secex), que tem segurado processos importantes, como as denúncias feitas pelo ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Gilberto de Deus, e os problemas detectados na Arena da Amazônia.

Fontes da Associação dos Auditores de Contas, ouvidas pelo blog, indicam que o principal problema da Secex é longevidade do atual diretor do setor Pedro Augusto da Silva. “Num órgão como o TCE, não é de bom tom que um funcionário continue num mesmo cargo por muito tempo, principalmente quando se trata de uma função essencial à fiscalização, que é tarefa primordial desta corte. Isso gera todo tipo de vício”, diz um dos auditores.

A Secretaria de Controle Externo é a responsável pelas diligências necessárias para a formatação dos processos que tramitam no TCE. “Não adianta conquistar láureas por procedimentos, se você senta em cima de processos e atrapalha o andamento de investigações”, diz a fonte.

O caso das denúncias do ex-secretário Gilberto de Deus – gravíssimas, por sinal – não andou porque faltou à Secex proceder diligências importantíssimas. Isso fez com que o Estado ganhasse tempo para sanar as irregularidades denunciadas.

A Associação dos Auditores exige um revezamento na direção da Secex, a bem do serviço público. A sociedade agradeceria se isso ocorresse.

Com a palavra o presidente Ari Moutinho Junior.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. SERVIDORES E DO TRIBUNAL DE CONTAS AMAZONAS

    SOMOS DE COMUM ACORDO QUE DEVA HAVER RODÍZIO NA SECEX DO TCE COM A TROCA IMEDIATA DO SR. PEDRO AUGUSTO, EM VISTA QUE JÁ ESTÁ NO COMANDO POR MUITAS GESTÕES E É PRECISO DAR OPORTUNIDADE AOS DEMAIS SERVIDORES DE CARREIRA QUE NÃO SÃO VALORIZADOS PELA CORTE.

    COM RELAÇÃO A PROCRASTINAÇÃO DE DILIGÊNCIAS, PROCESSOS, ETC, ISSO JÁ OCORRE A MUITO TEMPO NA SUA ADMINISTRACAO JUNTO A SECEX E NINGUÉM TOMA UMA PROVIDÊNCIA PARA ACABAR DE VEZ COM ISSO.
    A SOCIEDADE AMAZONENSE QUER DO TCE RESPOSTAS IMEDIATAS QUANTO A DIVERSAS MATÉRIAS DE INTERESSE GERAL.

Deixe uma resposta