Santa Tereza de Calcutá

Um dos mais fascinantes tesouros da Igreja Católica sem dúvida alguma são seus mais de vinte mil santos e santas assim definidos, por terem abraçado causas sociais e caritativas, ou foram martirizados, ou operaram prodígios ou implantaram carismas por onde passaram.
No último dia 4 de setembro em uma bela solenidade celebrada pelo Papa Francisco e assistida presencialmente por mais de cento e cinquenta mil fiéis na Praça de São Pedro em Roma, foi canonizada aquela que tem sido considerada a mãe dos pobres e oprimidos.
Nascida na Albânia e batizada Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, Madre Tereza veio ao mundo em 27 de agosto de 1910 e faleceu em 05 de setembro de 1997 em Calcutá na Índia, cidade e país que essa pequena grande mulher escolheu para fundar a congregação religiosa das Missionárias da Caridade.
Sua vasta, digna e muito criticada obra caritativa espalhou-se  mundo afora estando presente em centenas de países, prestando assistência e cuidando de doentes e pobres preferencialmente.
Ainda Madre, Tereza viajou por todos os continentes, fundou centenas de casas de caridade, foi recebida por muitas autoridades políticas e religiosas, captou auxílios e financiamentos para sua obra, num trabalho hercúleo que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.
De posições firmes contra o aborto e contra o controle da natalidade e os anticoncepcionais, Madre Tereza angariou muitos críticos que viam em suas atitudes certas contradições e deturpações do verdadeiro sentido dos ensinamentos e das virtudes cristãs.
Apesar dessas oposições ao seu trabalho, Madre Tereza repousa hoje merecidamente no panteão daqueles homens e mulheres de Deus que arregaçaram as mangas e saíram do comodismo dos palácios e igrejas e se doaram a uma causa nobre e justa para cuidarem dos que mais necessitam e para quem Deus lembra-nos permanentemente que devemos direcionar nossas atenções, carinhos e cuidados que são os pobres e marginalizados.
Das frases atribuídas a essa grande Santa, destacamos: “As mãos que ajudam, são mais sagradas que os lábios que rezam”; ““Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las.”;“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.”;“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Santa Tereza de Calcutá, rogai por nós!
Té logo!
Ronaldo Derzi Amazonas é farmacêutico e empresário. Dirigiu a Fundação Alfredo da Matta.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta