Público supera as expectativas no desfile das escolas, em homenagem à data máxima do Amazonas

Para um público de mais de 20 mil pessoas, que superou as expectativas dos organizadores, 10 mil estudantes de escolas públicas participaram do Desfile Escolar na tarde desta segunda-feira, dia 5 de setembro, no Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo), na zona centro-oeste. O evento marca as comemorações da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, fazendo parte da programação da Semana da Pátria e do Amazonas, que se encerra nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, com o Desfile Militar.

Com quase quatro horas de desfile, estudantes de 236 escolas, a maioria da rede estadual, desfilaram sob a temática “Educação Transformando as Vidas das Pessoas”, prendendo a atenção do público do inicio ao fim. Também participaram escolas da rede municipal de Manaus e, pela primeira vez, escolas do Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru.

“Esse é uma data que deve ser sempre comemorada, porque é quando o Amazonas passa a ter sua autonomia política, e desfiles escolares como este reforçam um sentimento de civismo tanto na juventude quanto na população”, disse o governador em exercício, desembargador Flávio Humberto Pascarelli.

No Sambódromo, o espaço das arquibancadas e perto da pista foram ocupados por famílias, com a prevalência de jovens e, principalmente, crianças. A técnica de logística Francenilde Anselmo disse que fez questão de ir com o pai, Elson José Ribeiro, e mais três crianças da família, Maria Ayume e Sara Eduarda, ambas de 6 anos, e Ana, de 3 anos, para assistirem ao evento. “Eu acho que é importante a gente estar sempre trazendo as crianças, que é para eles saberem valorizar o civismo e o amor pela pátria”.

As Bandas Marciais, popularmente chamadas de Fanfarras, honraram a tradição dos desfiles escolares em Manaus com um espetáculo à parte, motivadas principalmente pela Batalha de Fanfarras, concurso realizado com apoio da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) e o Fundo de Promoção Social (FPS) nas redes sociais. A vencedora foi a Escola Estadual Benjamim Magalhães Brandão, que recebeu o troféu de campeã durante o desfile, entregue pelo governador em exercício, Humberto Pascarelli.

O vídeo da Escola Estadual Petrônio Portela foi o mais assistido, com 52,608 visualizações no Youtube. A série Batalha de Fanfarras alcançou mais de 540 mil pessoas no Facebook.

Países amigos – Como parte das comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas, foi realizada a tradicional Solenidade de Cumprimentos ao Corpo Consular sediado em Manaus. A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, foi presidida pelo governador em exercício, desembargador Flávio Humberto Pascarelli. A homenagem é uma reverência do Amazonas aos 35 países que mantém relações econômicas, políticas e culturais com o Estado.

Flávio Pascarelli destacou a importância da data  histórica, quando o Amazonas alcança, no dia 5 de setembro de 1850, autonomia política tornando-se uma província independente, ao mesmo tempo em que agradeceu aos presentes pelo respeito e boas relações que os países aqui representados mantém com o Estado. “Este é um momento importante, porque é quando reconhecemos a amizade que há entre o Estado do Amazonas e os consulados que aqui se fazem representar. Estamos numa data significativa que representa a autonomia política do Amazonas no Brasil e por isso se revela importante este momento de confraternização”.

Decano do Corpo Consular no Estado, com 25 anos de atuação, o cônsul honorário do Chile, Joaquim Ismael Carrazco, discursou em nome dos demais representantes dos países na cerimônia que se encerrou com um brinde pela amizade entre as nações e a tradicional foto oficial do governador com o corpo consular.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta