Projeto usa cinema como aliado da educação em escolas de Coari

Luz, câmera e… educação. O cinema passou a fazer parte da rotina escolar de dos alunos do ensino fundamental de Coari. Com atividades que trabalham a temática como direitos humanos, combate às drogas e ao bullying a partir dos recursos audiovisuais, o projeto Cine Educação, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, capacita educadores para trabalhar com vídeo na sala de aula e oferece ferramentas para os alunos produzirem e desenvolverem conhecimento através de produções cinematográficas.

O projeto começou a ser desenvolvido no começo de junho e já beneficiou quase 2,5 mil estudantes. “O cinema é uma ferramenta potente porque ele pode dar visibilidade para grupos e sujeitos que não seriam retratados em outros lugares”, contou Esther Paiva, coordenadora do projeto. Segundo ela, a partir de elementos do audiovisual, é possível trabalhar com os estudantes formas de olhar para o outro, respeitando as suas singularidades.

Depois da apresentação dos filmes, feita em sala de aula, as atividades são desenvolvidas pelos estudantes a partir de pequenos exercícios, que, segundo Esther, ajudam a desencadear processos de aprendizado. O desenvolvimento dessas atividades ajuda os alunos a aumentarem a sua percepção do ambiente escolar. “O modo como eu percebo os espaços são formas de criar outros mundos.”

As produções apresentadas são escolhidas a dedo pelos professores. Inicialmente o projeto, que recebe o apoio da prefeitura de Coari será desenvolvido nas escolas de ensino fundamental.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta