Preso no Amazonas o primeiro suspeito de desviar seguro-defeso

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Itapiranga, sob a coordenação do delegado João Cabral, titular da unidade policial, deflagrou na tarde da última quarta-feira (21/3), por volta das 14h, a operação “Seguro Defeso”, que culminou na prisão em flagrante do presidente da Associação de Pescadores de Itapiranga, Alexandre Antônio Gama Farias, 65, investigado por desvio de recursos do Seguro Defeso daquele município, distante 227 quilômetros em linha reta de Manaus.

Conforme a autoridade policial, durante os trabalhos foram apreendidos com Alexandre R$ 19 mil em espécie, 55 cartões de pescador profissional, 22 cartões do benefício social e, aproximadamente, 200 documentos de identificação pessoal, entre Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A operação contou com o apoio de policiais militares lotados naquele município e de policiais civis que atuam na 40ª DIP, em Silves, município distante 204 quilômetros em linha reta da capital.

“As investigações em torno de Alexandre foram iniciadas há um mês, logo após os associados nos procurarem. Eles relataram que o infrator estava cobrando taxas elevadas de anuidade. Começamos a investigar o padrão de vida de Alexandre e constatamos que não era compatível com os ganhos auferidos. Recebemos informações que na tarde do dia 21 ele estaria retornando de Itacoatiara para Itapiranga. Foi quando pedimos apoio da Polícia Militar e de servidores lotados na 40ª DIP e, por volta das 16h, logramos êxito no flagrante”, explicou Cabral.

De acordo com o delegado, Alexandre foi preso pelas equipes das Polícias Civil e Militar na estrada do Uirapuru, que liga Itacoatiara a Silves. Em posse dele foram apreendidos R$ 19 mil em espécies, oriundos da fraude. “Trouxemos o infrator para a 38ª DIP. Em depoimento ele confessou que exigia dinheiro de cada pescador associado, em especial os indivíduos em situação irregular no Seguro Defeso. Alexandre sacava o benefício para estes pescadores e, como garantia do recebimento de parte do valor, retinha RGs e CPFs, bem como o cartão de saque dos indivíduos”, declarou Cabral.

Mandado de Busca e Apreensão – Em continuação aos trabalhos, na quinta-feira (22/3), os policiais civis da 38ª DIP cumpriram mandado de busca e apreensão em imóveis pertencentes a Alexandre, situados na rua Rio Uatumã, bairro Jardim Primavera, e também na sede da Associação de Pescadores de Itapiranga, na rua Perseverante Garcia, no bairro Gilberto Mestrinho. A ordem judicial foi expedida naquele dia, pela juíza Ana Paula Braga, da Comarca de Itapiranga.

“Nos dois locais encontramos mais dinheiro, RGs, CPFs, cadastros de pescadores associados e apreendemos computadores do infrator. Constatamos que com o dinheiro da anuidade e do Seguro Defeso, Alexandre comprou a casa dele, o prédio da associação, uma pick-up da montadora Nissan, modelo Frontier, de cor prata e placas OAJ – 0502, além de uma lancha com motor de popa 140 HP. As diligências vão continuar para saber a dimensão das aquisições advindas da prática criminosa”, pontuou Cabral.

Flagrante – Alexandre foi autuado em flagrante por estelionato majorado. Ao término dos trâmites legais na 38ª DIP, o infrator será conduzido à carceragem da unidade policial, que funciona como unidade prisional em Itapiranga.  

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Thomas A. Edson

    E os que mobtam seguro defeso para taxistas, PMs, professores, servidores públicos em troca de voto ?

    Vai rolar investigação em Parlamentar Federal, Estadual, em Assessores do INSS, membros de prefeitura, etc ?

    Vão estender as investigações na direção das esposas, irmãs e parentes dos prefeitos, que recebem bolsa família, mesmo tendo empresas e cargos de assessor fantasma no legislativo ?

    A “investigação desses fatos, dá para fazer em um dia, só nas cidades de RMM e em dois Parlamentares Bares e seus Assessores ….

    Se rolar eu acredito que surja algo sério, mas só com tiozinho pé sujo de Itapiranga ?

    Vamos ver

    Traz mas bagrinho não

    Traz um Tubarão

Deixe uma resposta