Pesquisa Ibope para o Senado aponta uma disputa acirrada pela segunda vaga, como ocorreu em 2010

Pesquisa do instituto Ibope, divulgada hoje pela TV Amazonas/Globo, mostra que a segunda vaga para o Senado deve ser intensamente disputada, como ocorreu em 2010. A diferença é que, desta vez, vários candidatos se credenciam para ocupá-la e não apenas dois. O senador Eduardo Braga (MDB), com 40% das intenções de voto, dificilmente deixaria de retornar ao mandato, se a eleição fosse hoje.

Vanessa Grazziotin (PC do B), com 24%, e Alfredo Nascimento (PR), com 22%, formam o segundo bloco da pesquisa. Em tese, os dois repetiriam a disputa que ela e o tucano Arthur Neto (PSDB) protagonizaram há oito anos. Ocorre que logo abaixo deles aparecem o deputado federal Hissa Abrahão (PDT), com 17%; o vereador Plínio Valério (PSDB), com 15%, e o vereador Chico Preto (PMN), com 14%. Os três podem crescer e alcançar o segundo bloco, já que são nomes novos.

O candidato do PSOL, Luiz Fernando Santos, não deixa de ser uma surpresa. Ele aparece com 6% dos votos, à frente do deputado Luiz Castro (Rede), que é a grande decepção desta primeira pesquisa, com apenas 5% dos votos. Rondinely Fonseca, também do PSOL,  aparece com 2% dos votos.

O número dos que não sabem ou não responderam também chama atenção: 18%. Brancos e nulos são ainda mais impressionantes. Na soma das duas vagas, representam 36% dos votos e só não superam a votação de Braga. lembrando que, no caso do Senado, são dois os votos que o cidadão vai depositar e portanto dois também colhidos na pesquisa.

É o primeiro levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Dados da Pesquisa:

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
  • Quando a pesquisa foi feita: 13 a 16 de agosto
  • Registro no TRE: AM-01315/2018
  • Registro no TSE: BR-05767/2018
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta