Pesquisa do Instituto Diário mostra um quadro bem diferente daquele apontado pela DMP e pela #PESQUISA365. Compare as três

Segundo pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Diário, Eduardo Braga (PMDB) tem folga de dez pontos sobre o segundo colocado, Amazonino Mendes (PDT) e Rebecca Garcia (PP) está bem distante da disputa pelo segundo turno. O quadro é bem diferente daquele apresentado na no final de semana, em levantamentos feitos pelo instituto DMP, ligado à Rede Tiradentes, e pela #PESQUISA365, do empresário Durando Duarte. 

A pesquisa do IDP, registrada sob o número AM-01195/2014, foi realizada nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho de 2017, envolvendo diversos bairros localizados nas 13 zonas eleitorais do município de Manaus e em 11 zonas eleitorais no interior do Estado do Amazonas. Foram ouvidos 1.600 eleitores, sem entrevista por telefone (caso das entrevistas no interior, feitas pelo #PESQUISA365). O estudo foi conduzido de modo que a margem de erro máxima seja de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança a 95%. Ou seja, se esta pesquisa fosse feita 100 vezes, repetindo-se as mesmas condições, em aproximadamente 95 destas vezes as proporções obtidas em cada resposta, com uma variação de 2,45% para mais ou para menos, estariam estimando o verdadeiro pensamento dos eleitores.

De acordo com o responsável pela pesquisa, o matemático e consultor estatístico Edmilson de Araujo Silva, todas as etapas do processo foram controladas e realizadas por pesquisadores treinados, com destaque para o controle da coleta em campo, com entrevistas em domicílio, de forma probabilística, de modo a refletir o perfil e a proporção do eleitorado do Estado. Participaram da coleta de dados 29 pesquisadores de campo e cinco supervisores de campo.

Confira os quadros das três pesquisas divulgadas até agora e tire suas conclusões:

INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISAS

INSTITUTO #PESQUISA365

INSTITUTO DMP

 

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta