Pedres vão ao secretário de Segurança reclamar de assaltos a Igrejas

Com o objetivo de buscar soluções para coibir os constantes roubos e furtos ocorridos nas igrejas católicas de Manaus, o deputado José Ricardo (PT) intermediou uma audiência entre os representantes da Igreja Católica e o Secretário de Estado de Segurança Pública,Sérgio Fontes. A conversa foi realizada na tarde desta quinta-feira (18) e contou com a participação do padre Manoel Rubsom e padre Evanir Rosa, ambos da área missionária Santa Helena, e também dos representantes do Movimento Comunitário Vida e Esperança (MCVE) Janel Oliveira e Maria de Nazaré, que entregaram ao secretário documento relatando todos os casos de violência ocorridos na área nos últimos tempos.

De acordo com o padre Manoel Rubson, o furto às igrejas católicas de todas zonas de Manaus tem aumentado significativamente. Na área missionária Santa Helena, no Novo Israel, por exemplo, além dos assaltos às igrejas, aumentou também o número dessas ocorências junto aos fiéis.Todos os dias ele recebe relatos de roubos e assaltos de celulares, carteiras e até mesmo invasão à residências. “Eles levam nossos bens e aindam nos humilham, principalmente nossas crianças e jovens. Se houvesse o Ronda nos Bairros em nossa área, acredito que esse problema diminuiria”, disse.

Durante a reunião, José Ricardo sugeriu ao secretário de segurança que a polícia buscasse formas e métodos para estimular e orientar a população a se prevenir de roubos e furtos, talvez por meio de palestras, folhetos e campanhas. “É preciso ensinar e ajudar a população a fazer prevenção, apresentando alguma alternativa de segurança, mas o Estado precisa também criar políticas públicas para combater todo e qualquer tipo de violência. Além disso, ele precisa dar assistência aos jovens envolvidos com entorpecentes”, destacou o parlamentar propondo à secretaria a realização de uma reunião com o clero de Manaus para orientações de segurança e prevenção contra esses eventos que vêem vitimando tanto os templos quanto os seus fiéis católicos.

Como encaminhamento da reunião, o secretário se comprometeu em tomar algumas providências para tentar resolver a falta de segurança na área missionária Santa Helena e realizar uma reunião com todo o clero de Manaus para tratar dos furtos nas igrejas. “Vamos reunir com a Policia Militar e com todos os representantes da Igreja Católica para orientação de prevenção e usos de equipamentos de segurança nas igrejas. E juntos vamos debater soluções para amenizar a falta de segurança”, afirmou Sérgio Fontes.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta