Pais e alunos são orientados sobre trânsito na volta às aulas

Orientações sobre o respeito às leis de trânsito foram repassadas aos pais e estudantes por educadores e agentes da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 19/2, primeiro dia de aula em algumas escolas da capital. As atividades de educação, dentro da ‘Operação Volta às Aulas’, serão ampliadas até 16 de março para mais 14 instituições de ensino, com distribuição de cartilhas educativas e palestras com o tema ‘Trânsito Seguro’.

Durante as abordagens, educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) enfatizam que, no momento de deixar ou pegar as crianças na porta das escolas, os condutores devem evitar parar em fila dupla, estacionar sobre a faixa de pedestres ou na calçada, não falar ao celular enquanto dirigem e respeitar o pedestre que está atravessando a rua. Essas orientações fazem parte do conteúdo das cartilhas distribuídas para as pessoas que circulam na frente das escolas.

O trabalho faz parte das atividades da Prefeitura para orientar condutores no período de volta às aulas, quando o fluxo de veículos nas ruas da capital aumenta em torno de 30%.  O trabalho foi iniciado na escola Adalberto Valle, avenida Via Láctea, bairro Aleixo, uma das que apresenta mais retenção no trânsito, nesse período de volta às aulas, na zona Centro-Sul.

De acordo com o diretor de fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari, a presença dos educadores reforçou as orientações para pais e alunos sobre os cuidados no trânsito.

“Percebemos o aumento da frota de veículos na cidade nesse período. Com isso, a Prefeitura trabalha com mensagens educativas que auxiliam os pais e alunos a serem mais atentos no trânsito e  também com a parte operacional que garante a fluidez nas vias”, assegurou.

Para Liciane Fernandes, mãe de aluno, a presença dos agentes e dos educadores garante o respeito, coíbe os acidentes e torna o trânsito mais seguro. “Esta ação da Prefeitura de Manaus vai fazer toda a diferença, principalmente no início das aulas, porque conscientiza pais, alunos e demais condutores para colaborar com um trânsito melhor”, frisou Fernandes.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta