Operação prende policiais envolvidos no final de semana mais sangrento da história em Manaus

operação alcateia

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação “Alcateia”, para prender 15 suspeitos de participação na chacina que vitimou 36 pessoas no mês de julho, em Manaus.  Nas investigações, foram identificados 12 policiais militares suspeitos de envolvimento com a atividade de extermínio, além de 3 cidadãos civis associados ao grupo.

A ação ocorre em diversas zonas da cidade. Os suspeitos estão sendo levados para a sede da Superintendência da PF-AM. No local, os presos estão sendo interrogados e posteriormente serão conduzidos ao presídio militar da PM, onde ficarão à disposição do Tribunal do Júri.

A Operação Alcateia conta com 130 policiais, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), 17 oficiais da PM e 21 policiais federais. As investigações são conduzidas por uma Força Tarefa coordenada pela SSP-AM, sob supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, com cooperação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MP, foram apreendidos cinco carros, uma moto, cinco pistolas  ponto 40, duas pistolas ponto 380, cinco revólveres calibre 38, uma escopeta, uma arma de choque não letal, além de quase um quilo de droga.

Ao G1, o secretário de segurança, Sérgio Fontes, explicou que entre os suspeitos presos estão policiais militares.” Não posso falar em números ainda porque a operação está em andamento, mas sei que foram 15 prisões, todas cumpridas”, disse o secretário.

Na manhã desta sexta, o G1 acompanhou diligências de agentes da PF e da corregedoria da SSP-AM na rua Afonso Quaresma, no bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul de Manaus. Os policiais levaram um homem preso e recolheram uma caixa de madeira. Agentes não quiseram passar informações sobre a prisão.

As investigações da Alcateia são realizadas desde a série de homicídios ocorrida no período de 17 a 20 de julho na capital. Mais de 30 pessoas foram mortas em Manaus. A suspeita é de que as vítimas tenham sido assassinadas por suposto grupo de extermínio. No total, são investigados dez crimes de homicídio e 12 crimes de tentativa de homicídio, todos cometidos a partir do dia 17 de julho.

Os 15 mandados de prisão temporária devem ser cumpridos pelo prazo inicial de 30 dias, e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo juiz Mário Moraes Antony, da 3ª Vara do Tribunal do Júri.

As prisões e as investigações da Operação Alcateia se juntam a parte do resultado da Operação La Muralla deflagrada há alguns dias pela PF. Na coletiva realizada no dia 20 de novembro, a Polícia Federal informou que dados obtidos durante as investigações da La Muralla permitem responsabilizar uma facção criminosa que age no estado por alguns dos homicídios cometidos na série de mortes ocorrida em julho.

Informações e fotos do G1

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta